quarta-feira, outubro 14, 2020

Uma Frase Simples e Verdadeira (infelizmente)


Estava a passar na sala e parei numa frase de um filme: "Ter educação a mais e a habilitações a menos sempre foi um problema". Um frase que não deixou de ser actual.

Sei que hoje há pessoas com cursos universitários (ou  frequência), que escondem estas habilitações, para se candidatarem a lugares de "caixa de supermercado". Mas penso que são a excepção que confirma a regra.

Felizmente hoje é proibido ter apenas a quarta classe, mas no tempo dos nossos avós e pais, a maioria das crianças ficavam-se mesmo pela quarta classe (alguns até com a terceira, havia um exame na terceira classe com menos custos e chatices...). E nas aldeias havia muitas crianças que nem sequer aprendiam a ler e a escrever (desde muito cedo que eram "mão de obra" lá por casa e ajudavam no que podiam e conseguiam).

Ter educação a mais também sempre foi, e continua a ser um problema, pois faz com que  sejamos facilmente ultrapassados por gente sem escrúpulos (sempre existiram, não é coisa de agora...), que fazem tudo (tudo mesmo), para conseguirem o que querem... E até são capazes de nos olhar e ficarem a pensar que somos iguais ao animal bonito da fotografia...

(Fotografia de Luís Eme - Beira Baixa)


Sem comentários:

Enviar um comentário