domingo, outubro 25, 2020

«Achas que ainda se sonha?»


Às vezes dizemos coisas, que parecem quase infantis. Mas muitas vezes são mais que isso. Como a pergunta que me fizeram, dentro de um contexto passadista e misturada com a conversa: «Achas que ainda se sonha?»

A ideia de que todos os sonhos são possíveis, nunca foi tão alimentada como nos nossos dias (ao ponto de desvalorizar essa coisa boa que é o sonhar...). Foi por isso que a pergunta acabou por fazer algum sentido.

Claro que sim. E vai sonhar-se sempre... mas talvez hoje se sonhe de forma diferente, porque o tempo que se vive também é diferente (não tem nada a ver com a pandemia, mas sim com a voracidade dos dias...), eu pelo menos tenho a sensação de que as horas nunca tiveram tão poucos minutos.

Talvez ontem os sonhos fossem mais povoados, existissem mais coisas "impossíveis".

(Fotografia de Luís Eme - Setúbal)


4 comentários:

  1. Eu acho que sonhar é sempre uma coisa boa. Só que há sonhos e sonhos. Eu gostaria muito que me saísse o Euromilhões e posso sonhar com as coisas todas que faria imediatamente. Mas tenho a noção que é um sonho impossível ou altamente improvável.
    Hoje em dia ouvimos muitas pessoas dizerem que se deve ir sempre atrás dos seus sonhos porque, mais tarde ou mais cedo, esses sonhos se vão realizar. Isso pode ser muito perigoso! Vamos imaginar que um jovem de vinte e poucos anos, que gosta de música, decide largar o curso que está a fazer numa Faculdade e dedicar-se à música de alma e coração. Sabendo que, neste país, só se pode vingar neste campo se se tiver muitas cunhas, essa atitude pode ser muito perigosa..


    Há que ter bom senso,até nos sonhos.
    Como dizia o poeta " pelo sonho é que vamos" mas....com cautela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não falava desses sonhos, Maria, em que todos querem ser ricos e famosos. :)

      Eliminar
  2. Os sonhos não têm idade, nem tempo, nem limites. Sempre um sonho nos arrasta...
    Cuida-te bem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Graça. São os sonhos que nos alimentam...

      Eliminar