segunda-feira, outubro 19, 2020

Quando a Mentira nas Redes Sociais Mata


Não sei se a morte do professor de história, Samuel Paty, na sexta-feira em Paris (decapitado por um fundamentalista de 18 anos...), mudará alguma coisa em relação às mentiras e ao ódio, que são destilados diariamente nas redes sociais.

O jovem assassino foi morto pouco tempo depois nas ruas de Paris, pela polícia, mas continuo sem saber o que irá acontecer ao pai da aluna (que nem sequer estava na aula mas disse lá por casa que o professor tinha mostrado um homem nu e dito aos alunos que era Maomé...) que espalhou a "mentira" e o ódio nas redes sociais, através dos vídeos que publicou. Não tenho grandes dúvidas de que ele é o autor moral de mais esta tragédia parisiense.

Sinto que se as pessoas não colocarem os pés no chão e abrirem os olhos, o nosso dia a dia tornar-se-á cada vez mais estranho e perigoso.

Esta coisa de se viver em "mundos paralelos" e de se acreditar apenas naquilo que nos apetece ou convém, destrói qualquer sociedade, por mais democrática que queira ser.

(Fotografia de Luís Eme - Paris)


8 comentários:

  1. As crianças e jovens nem sempre contam corretamente o que se passa na escola.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Rosa. E se os pais foram completamente estúpidos e tenham a mania de estar contra a "escola" e os "professores", as coisas pioram muito.

      Eliminar
  2. O fanatismo encontra nas redes sociais um grande meio para divulgação de inconcebíveis ideias e propósitos. E as tragédias se espalham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marilene.

      Como é possível deixarmo-nos levar por tantas "patranhas", quase sempre negativas?

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que disseram e gostaria, se me permitem, de acrescentar que, quando se vive numa sociedade que tem crenças e costumes diferentes dos nossos, temos de nos adaptar a elas. Os muçulmanos que foram viver para França não podem querer impor a sua cultura a toda a sociedade francesa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um dos principais problemas, Maria.

      Não só não se adaptam, como não respeitam os costumes e tradições dos países para onde vão viver...

      Eliminar
  4. Sem dúvida que esse pai deveria ser julgado. Como muito bem diz ele é o autor moral do assassinato. E se nada sofrer, ninguém nos diz que não volte a fazer o mesmo com outra história qualquer.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está preso, Elvira. E irá ser julgado pelo que fez, assim como todas as outras "bestas humanas" envolvidas nisto.

      Eliminar