segunda-feira, outubro 26, 2020

Contradições & Discriminações


Eu sei que o futebol é o desporto mais problemático (graças às famosas "claques" e à violência que lhes está associada...), mas acho que se está a ir longe demais, com o afastamento do público das bancadas dos estádios.

Desde que se abriram as portas de outros espectáculos ao público, que existem demasiadas contradições, e claro, discriminação, por parte das autoridades de saúde e dos nossos governantes, em relação ao futebol (até por ser um desporto praticado ao ar livre).

Nem mesmo o facto de movimentar milhões, fez com que tivesse merecido a condescendência que se teve, por exemplo, com a Fórmula 1 no Algarve (como pudemos verificar através das imagens divulgadas...). 

Sem querer entrar em polémicas, sei que inicialmente foram colocados à venda 46 mil bilhetes (também se venderam bilhetes para o peão...) que depois, perante a impossibilidade de ter tanta gente dentro autódromo - a DGS só autorizou a presença de  27 mil e quinhentos espectadores -, a organização falou não só em devolver o dinheiro dos bilhetes, mas também em se arranjar uma alternativa para eles (qual foi, alguns também entraram no autódromo?).

É provável que tenham existido pressões internacionais para que houvesse mais público que o normal. O que até se percebe, se pensarmos que o passe para o fim de semana para as bancadas, tinha um preço médio 350 euros... Pois é, não estamos a falar de tostões. Um espectador de Formula 1, vale pelo menos dez de futebol.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Por mais voltas que dê à cabeça, não entendo. Um dia destes o marido e eu fomos a uma consulta no posto médico. Temos aquela médica de família há 38 anos e sempre entramos juntos, já que as consultas são seguidas e o marido era um bocado despistado e depois não lembrava do que a médica lhe dizia. No ano passado ele sofreu um AVC esteve um mês internado e se está completamente autónomo e é capaz de ir sozinho ao multibanco e fazer compras, está ainda mais despistado. Pois desta vez não podemos entrar juntos no consultório. A médica disse-me: As ordens são rigorosas e temos que as cumprir. Vou mandar entrar o seu marido para lhe medir a tensão, vejo os exames e depois mando-o sair e digo-lhe a si como estão as coisas.
    E depois vemos milhares de pessoas tudo ao monte. Onde estão as ordens rigorosas?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. As diretrizes no Centro de Saúde são corretas. O que está mal é o público nas bancadas, quer dos carros quer do futebol. Imagino a quantidade de gotículas que são expelidas num jogo da bola?! E a máscara?! Claro que vai ficar no queixo!

      Eliminar
    2. É muito triste, Elvira. É como o que vai acontecer no próximo fim de semana. Somos proibidos de visitar familiares fora do concelho, mas pudemos ir ao "circo" ou ao "concerto"...

      Brincam mesmo connosco.

      Eliminar
  2. Polémicas à parte, o futebol precisa de espectadores porque os seus adeptos também precisam de desanuviar!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa, eu percebo que as pessoas estejam fartas mas isto é mesmo muito grave! Já imaginou os adeptos a gritar golo com as máscaras postas?! Claro que não! Vão todas para o queixo e é se forem!!

      Eliminar
    2. Mas é preferível gritarem golo nos estádios, ao ar livre e com distanciamento, que quase em cima uns dos outros, no café da esquina, Maria...

      Eliminar