quinta-feira, outubro 22, 2020

A Beleza "Boneca Insuflável"


Nestes tempos em que há muitas mulheres que continuam a lutar com as "armas" que têm ao seu dispor, contra todo o tipo de abusos, discriminação e exploração, não percebo as jovens que seguem em "sentido contrário", que querem ser apenas "um corpo", especialmente nas redes sociais, para conseguirem muitos seguidores nas redes sociais (e o respectivo rendimento, claro...). 

Há aqui no mínimo um contrassenso que foge à minha compreensão. Apesar de lhes reconhecer a liberdade de fazerem o que muito bem entenderem, acho que a forma como expõem o corpo  (usam cada vez menos roupa...), e até como o alteram (fazem operações plásticas aos lábios, seios, coxas e glúteos), tornando-se em meros objectos sexuais, contrariam a "luta"  de longos anos das suas mães e avós, pela igualdade de oportunidades e de género, sem qualquer tipo de discriminação.

Até porque como homem, acho horrível o modelo de beleza popularizado pelas "Kardashians", com lábios grossos, seios volumosos e coxas e nádegas excessivas, que lembram, sobretudo,  "bonecas insufláveis".

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


8 comentários:

  1. Sammy, o paquete23/10/20, 13:25

    Sou dum tempo vigiado. O que escrevia era vigiado pelos coronéis analfabetos do ditador de Santa Comba. Os bailes de domingo, na sociedade do bairro, tinham sempre as mães das namoradas a vigiar, mesmo quando a música parava com um «damas ao bufete», as mães iam atrás.
    Coco-Chanel disse um dia:
    Uma mulher está mais perto de estar nua quando está bem vestida.
    E o Manuel da Fonseca, num poema muito bonito, tem este verso:

    Tal era o mistério dos seios nascendo debaixo das blusas!

    O velhote que comenta, foi rigorosamente vigiado, - »se eu quisesse enlouquecia» como disse o Herberto Helder - mas não gosta nada da nudez exposta. Tem noção do provocatório e sabe – oh! se sabe!... que mais tarde os agora da nudez exposta, depois de conseguido o que pretendiam, virão reclamar do assédio que foram alvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Sammy, vivemos tempos estranhos a todos os níveis.

      Há uma grande confusão de valores, de liberdades e de democracias. Cada um quer a democracia para si, só para si, assim como a liberdade. Não sei onde iremos parar...

      Eliminar
  2. Esta questão dava aqui um comentário que nunca mais acabava...
    Mas vou tentar ser concisa.😊
    Na natureza são os machos que se exibem para conquistar as fêmeas. No mundo dos humanos é o contrário. Assim, as mulheres sentem-se obrigadas a exibir os seus dotes para atrair os homens. Além disso, há a Moda que dita uma série de comportamentos e aparências. Quem não segue a moda é desconsiderada, seja por não ter gosto, não ter dinheiro para comprar roupas novas, etc. Pela Moda, as mulheres competem entre si.
    Toda a vida as formas femininas foram apreciadas pelos homens. As chamadas curvas sempre foram valorizadas. Ora, numa sociedade onde existem cada vez mais mulheres que homens é preciso competir. Assim, é preciso mostrar mais para atrair o sexo oposto. Acontece que, por vezes, as mulheres atraem homens que não lhes agradam. Aí entra o assédio. Contudo, se atrairem o homem certo, já não é assédio. É assim, de forma muito simplificada, que a coisa funciona.
    Se eu concordo com isto? Claro que não! Se as mães e avós dessas miúdas, que tanto lutaram pelos seus direitos cívicos e a serem valorizadas por aquilo que têm dentro da cabeça e não só à vista, vissem isto, iam ficar revoltadas. Mas elas também seguiram a Moda!Só que não mostravam tanta carne.
    O problema aqui é que, como dizia o Woody Allen, o mundo é um enorme restaurante 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois dava, Maria.

      Por isso é que apenas quis ficar-me pela importância que as jovens dão ao aspecto exterior, sem falar do "assédio" que é feito aos homens de todas as idades, cada vez mais descarado. :)

      E claro, é um contrassenso na luta pela dignidade e igualdade da mulher na sociedade.

      Eliminar
  3. Há gostos para tudo mas esta manipulação do corpo não as levar longe!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se sou só eu que as acho umas "bonecas horríveis", completamente de plástico, Rosa.:)

      Eliminar
  4. Espero e desejo, que as minhas netas não venham a ser assim.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero que esse mal fique longe da minha família, Elvira.

      Mas o amanhã não existe...

      Eliminar