quarta-feira, outubro 21, 2020

Uma Escrita Feminina tão Social


Estou a acabar de ler o livro, "Contos Completos", de Graça Pina de Morais, uma autora pela qual senti sempre uma grande curiosidade e que nunca tinha conseguido ler (as suas obras publicadas já estavam esgotadas e nunca as encontrei disponíveis em bibliotecas...).

Encontro alguma familiaridade com a escrita de Maria Judite de Carvalho, porque a sua ficção nunca foge dos nossos dias, sentimos as personagens à nossa volta (sim, conhecemos pessoas assim...), assim como os dramas, domésticos ou familiares.

Embora não sinta que a sua escrita seja marcadamente feminina, quase todos os seus contos falam sobre mulheres fortes e sofridas, o que é natural. Ainda por cima tanto a Graça como a Maria Judite, viveram num tempo em que reinava o masculino em todas as áreas da sociedade, inclusive nas artes e letras. 

Gostei muito da escrita da Graça Pina de Morais, tal como já tinha gostado da escrita de Maria Judite de Carvalho, quando a li pela primeira vez, porque estão ali as nossas vidas.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. "Antigamente o Largo era o centro do mundo"...como me lembro bem desse conto de Manuel da Fonseca. Dei-o numa aula de Português ao 10°ano de Desporto e foi uma tragédia para eles perceberem como se fazia análise literária...tinha acabado de sair da Faculdade e vinha cheia de genica LOL.
    Obrigada pela sugestão no blog da nossa querida Extraordinária!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é um belo conto, Maria. :)

      Bem vinda ao Largo, que continua a ser "o centro do mundo".

      Eliminar
  2. Infelizmente nunca li nenhuma das duas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar