O preconceito está quase em todo o lado, especialmente dentro de nós (sim, habita dentro de cada um de nós, até dentro daqueles que dizem que não são preconceituosos ou racistas...).
Não é uma coisa do outro mundo, evitarmos uma pessoa apenas "porque sim". Mas ainda conseguimos ir mais longe, e mesmo sem a conhecermos, começamos logo à procura dos seus "defeitos". Isto tanto pode acontecer no nosso trabalho como na nossa rua.
Até que um dia, por um mero acaso qualquer, precisamos da sua ajuda. E do outro lado, além de recebermos o apoio necessário, este ainda vem com um sorriso.
E isso deixa-nos, no mínimo, a pensar...
E isso deixa-nos, no mínimo, a pensar...
Mas a única coisa que podemos e devemos fazer, é interiorizar que "as primeiras impressões" não nos devem merecer grande crédito. Faz-nos bem lutar contra o "preconceito", por que ele nunca é uma boa ajuda, especialmente quando lidamos com a diferença...
(Fotografia de Luís Eme - Corroios)
É bem verdade, e eu tenho lutado toda a vida com isso, porque há pessoas com quem não simpático antes mesmo de as conhecer.
ResponderEliminarAbraço
Todos nós, Elvira.
EliminarE todos somos únicos, por isso diferentes.
ResponderEliminarAquilo que apreciamos em alguém pode ser detestável para outra pessoa e vice-versa!
Abraço
É isso mesmo, Rosa.
EliminarE às vezes apenas "porque sim". :)
Desta vez, vou limitar-me à foto que, quanto a mim, diz se não tudo, quase...:)
ResponderEliminarPergunto: Se estivesse a chover torrencialmente e passassem por essa feira, deter-ser-iam a escolher a cor do guarda-chuva?...Afinal, todos lá foram colocados com uma mesma finalidade e com o mesmo propósito...
Ao Luís, parece-lhe isto uma parvoíce? :) Se calhar, não.
(claro que não é parvoíce)
EliminarSim, a chuva não tolda o olhar, Janita. :)
E algumas pessoas mais esquisitas, mesmo a chover torrecialmente, eram capaz de pedir um chapéu amarelo (esse mesmo que não há...). :)
Mais uma vez me faz lembrar o copo meio cheio e o copo meio vazio. Há pessoas que têm uma maior tendência para o negativismo. E isso acontece em todos os aspetos da sua vida. A primeira coisa que gostam de fazer é criticar. Em certks blogues isso é bem manifestado.
ResponderEliminarÉ verdade, Catarina.
EliminarÉ sempre mais fácil dizer mal que bem. Não é por acaso que o jornalismo nunca se alimentou de notícias felizes. :)
Quem vê caras não vê corações.
ResponderEliminarÉ com estas palavras que sigo caminho.
Sorrisos de gratidão.
Megy Maia
Pois não, Megy.
EliminarBem vinda ao Largo. :)