quarta-feira, fevereiro 19, 2020

Estes Nossos Terrenos Demasiado Férteis...


Lá vou eu utilizar novamente as metáforas...

Mas tem de ser. A nossa governação ao longo dos anos tem sido feita sempre em "terrenos demasiado férteis", abrindo espaços e criando oportunidades, quase sempre desaproveitadas pelas oposições (os partidos do regime tinham todos "rabos de palha" e nunca passavam dos "ses"...).

Até que chegámos a este nosso tempo dos populismos, da  gente da "palavra fácil" e que "anda sempre de dedo em riste", a dizer o que é, misturado com o que não é... Mas que , como todos sabemos, facilmente chega - e fica - no ouvido do cidadão comum. 

E se há uma "zona cinzenta" na nossa sociedade, facilmente explorada, é a nossa justiça, que todos sabemos não ser para todos (muito gostamos nós de chamar "ladrões" aos banqueiros que continuam a viver em Cascais e a fazer mini-férias de luxo no Alentejo e no Algarve, sem nos incomodarmos muito, que continuem em liberdade...).

E como se pode ver pelas sondagens, o mais populista de todos os pequenos partidos está a crescer e já não alberga apenas os taxistas, os barbeiros e os vendedores de feira...

(Fotografia de Luís Eme - Beira Baixa)

Sem comentários:

Enviar um comentário