sexta-feira, janeiro 13, 2017

Sim, é Mesmo Caricato...


Os árbitros de futebol sempre foram usados para tentar disfarçar as aselhices dos jogadores e treinadores, e  não menos grave, as más contratações dos dirigentes.

Quando ouço Octávio Machado, dirigente do Sporting, dizer que é caricato os responsáveis da arbitragem não acharem erros graves às grandes penalidades que não foram marcadas contra o Benfica, no último jogo disputado entre os dois clubes, só posso dizer que se devia ver ao espelho...

Caricato é entender que os árbitros têm de ver em tempo real aquilo que nós só conseguimos ver à quinta repetição, em câmara lenta, e em vários ângulos,. e mesmo assim ficamos com algumas dúvidas.

Eu fiz jornalismo desportivo no tempo em que havia árbitros, que tinham tanto de  bons como de habilidosos (um deles é da minha Terra e até lhe deram durante algum tempo o nome de uma "taça"...). E sei o que é fechar os olhos a foras de jogo de mais de um metro (e não os de meio centímetro, comentados nas televisões...) ou a grandes penalidades provocadas por avançados craques a "mergulhar para a piscina" (e não as onde se procura ver se é bola na mão ou mão na bola, quase a exigir que os jogadores joguem sem braços (se for do nosso interesse, claro...).

A única coisa que tenho a certeza, é de que  futebol merecia melhores dirigentes, Há muito tempo.

(Óleo de Angel Zarraga Arguelles)

2 comentários:

  1. Essa do bola na mão, ou mão na bola é demais. Salvo raras excepções em que a fola na mão é flagrante e intencional, a maior parte das vezes fico com a sensação de que o jogador não podia de modo algum evitá-la.Por este andar qualquer dia, começa a fazer parte do equipamento ligaduras para manter os braços presos ao tronco.
    Os clubes, dirigentes e comentadores incluídos, não se convencem que não há equipa no mundo que não seja beneficiada/prejudicada pelas arbitragens. Porque os árbitros são homens e j´s lá dizia o outro, errar é humano.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito dinheiro em jogo, Elvira. E muitos interesses...

      Eliminar