sábado, janeiro 28, 2017

Normalmente são os Extremos que se Colam na Nossa Memória...


Podia empurrar o título deste texto para as relações amorosas (sim, são os amores que consideramos grandes, muitas vezes obsessivos, que andam aos pulos dentro da nossa cabecinha...). Mas ele foi colocado com o meu pensamento num outro cenário: na escola.

Sim, na escola, nos professores (poucos...) que recordamos ao longo do nosso percurso estudantil. Eu só recordo os bons (felizmente mais...) e os maus professores que tive. Os outros soam a indiferença...

Ainda há poucos dias recordava o meu primeiro professor de educação física no ciclo preparatório (grande João Berjano...), pela sua enorme capacidade pedagógica. Em 1974 as escolas tinham todas poucas instalações para a prática desportiva (se pensarmos na quantidade de turmas existentes...), quando chovia ficávamos no balneário a escutá-lo, ao mesmo tempo que ele procurava saber coisas de nós, com bonomia. Até era capaz de nos oferecer uma anedota, para nos ver sorrir...

Podia falar também da minha professora primária (açoriana e com um nome invulgar que não consigo recordar...), que terá sido a primeira pessoa a elogiar a minha escrita nas redacções e a incentivar-me a escrever, escrever...

Dos maus, não vou escrever uma linha. Por isso mesmo, por serem maus. Por terem aprendido pouco na escola da vida e na outra...

Mas são estes mesmos, tão diferentes, que se colam na nossa memória...

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. A fotografia é uma maravilha. Da escola não falo, já por mais de uma vez lhe contei a coisa deprimente que tive por escola na primária, e da professora. Andei na escola 20 anos antes de si...
    E depois não estudei mais e não tenho comparação.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Elvira, muitas vezes temos memórias desiguais...

      Eliminar
  2. Em 74 já eu era professora com estágio e com três anos de serviço... Bem me lembro das enormes contingências e impedimentos com que as poucas escolas que existiam se debatiam...

    A fotografia é LINDA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que se avançou em tantas coisas, Graça.

      Claro que também nos fomos tornando mais exigentes.

      A vida é isso.

      Eliminar
  3. Memórias que ficam, e que nunca sejam apagadas.
    Também tenho na memória a minha Professora do Básico que nunca me esqueci e alguns outros do secundário que guardo muita estima e admiração.
    A foto está excelente, gosto muito dessa zona para fotografar.
    bom domingo
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As memórias fazem parte de nós, Piedade. :)

      Eliminar