terça-feira, janeiro 03, 2017

O País da Liberdade...

Nunca tinha pensado nas potencialidades do nosso país como espaço de liberdade e de anonimato, para pessoas que um dia qualquer tinham andado com a estrela de famoso nos bolsos.

Sabia que no Algarve havia muita gente importante com casa de férias, mas normalmente vivem recatados, entre amigos, onde é proibido falar português. A única coisa que querem de nós é o sol e o areal da praia...

Foi por isso que foi uma surpresa saber que aquele casal de idade que se esforçava para falar português vivia na Beira, numa pequena quinta com oliveiras e também outras árvores de fruto, da qual falavam com um carinho especial.

Quando a Marta nos apresentou, gostei sobretudo da serenidade que transportavam nos olhos. Disseram que tinham vindo para ficar, para sempre, neste canto da Europa. Não voltaram a Paris nem a outra cidade europeia. Preferem passar o tempo a ver as coisas a crescer na sua aldeia. 

Quando sentem necessidade de passear, dão um volta pelo nosso país. Só lhes falta conhecer a parte de Trás-os-Montes, para lá do Douro. E cada vez amam mais Portugal e os portugueses.

Os filhos e os netos quando os querem ver, sabem que é só aparecer por cá.

Adoram o nosso silêncio e o respeito pela privacidade alheia. O senhor com idade para ser meu pai, sorriu, quando contou que  houve uma altura em que pensou ser impossível voltar a ser livre nesta vida, puder ser apenas mais um...

Pois é, nem tudo é mau, por não sermos um pais muito culto e conhecedor da gente que entra nos filmes...

Claro que quem gosta de andar de vermelho e de ser amado "eternamente" pelas multidões, o melhor que tem a fazer é não se mudar para Portugal, por causa das desilusões.

(Fotografia de autor desconhecido)

6 comentários:

  1. Que bom haver quem tenha de nós esta imagem! Gosto. Gosto mesmo!

    Bom Ano, Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acho que esta imagem não é totalmente real, Graça.

      Somos melhor a agradar a quem vem de fora, que a quem cá está. Acho que é também por isso que os estrangeiros gostam tanto de Portugal...

      Eliminar
  2. que bom chegar a um País que os deixam ser livres e viver em serenidade quando a fama já nada diz.
    muito bom ...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também acontece porque no interior as pessoas são pouco cultas, Piedade. Sabem lá quem foi o Alan Delon, o Jean Louis Trintignant ou até o Marcelo Mastroiani.

      E depois também somos muito subservientes para quem vem de fora...

      Eliminar
  3. Há por aí muita gente estrangeira que ama este país mais do que a maioria dos portugueses.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade, Elvira.

      Só sentimos falta do nosso país quando estamos longe...

      Eliminar