segunda-feira, janeiro 25, 2016

O Novo Presidente e Estas Sondagens (Irritantes)

Embora tenha acontecido o que se esperava, quem não pertence à área política de Marcelo Rebelo de Sousa alimentava a esperança de uma segunda volta, da possibilidade de um novo "tira-teimas", desta vez só a dois. E com o imaginário em Freitas e Soares, embora hoje tudo seja diferente, com uma esquerda mais desunida...

E o mais curioso é que as divisões não se verificam entre os partidos de esquerda, mas sim no interior do próprio PS. Não tenho grandes dúvidas que muitos dos "inimigos" do Costa e "amigos" da Maria de Belém, preferiam aclamar Marcelo como presidente a votar em Sampaio da Nóvoa.

E estas sondagens (tão certeiras...) continuam a irritar-me. Já nas eleições legislativas, nunca acreditei na vitória da coligação de direita. Pensava que os seus quatro anos de governação, em que colocaram o país num estado miserável, tinham sido suficientes para empurrarem as pessoas para outro tempo, mas não. E agora fiei-me um pouco de sermos um país maioritariamente de esquerda, esquecido que metade da nossa população prefere não escolher, entregar-se à vontade dos outros. São sobretudo estes que merecem os Passos, os Portas e os Cavacos...

E agora só espero que Marcelo seja o que disse no seu discurso de vitória, porque precisamos de um presidente responsável em Belém e não de um "catavento". Já nos chegaram os últimos dez anos, povoados de "cobardias" e "silêncios", bem escondidos nos roteiros cavaquistas "do nada".

(fotografia de Luís Eme)

8 comentários:

  1. Oxalá amigo, mas eu não acalento grandes esperanças. Penso, e é bom para todos que esteja enganada, que Marcelo é uma versão do Cavaco, mais alegre. Depois penso que este é o candidato da imprensa, e neste momento a imprensa, é o verdadeiro poder em Portugal. Me desculpe, eu sei que o amigo é jornalista, mas é o que eu penso.
    A maioria da população acredita e segue tudo o que vê ou ouve na TV.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo, penso que não há comparação possível entre Marcelo e Cavaco, Elvira.

      Vamos esperar para ver...

      Eliminar
  2. Bom dia, Luís,

    Que Portugal entre numa fase de renovação. No Brasil, nessa reviravolta, depois de anos de direita elitista e, agora de uma esquerda popular sem governabilidade, só resta acreditar em projetos sem partido. E sonhar nesses estadistas que pingam na história.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também espero que seja o que disse...
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  4. Embora não confie inteiramente, e esteja de pé atrás, não me parece que Marcelo seja uma versão de Cavaco, porque Cavaco é abaixo de cão, é menos que zero, é das criaturas mais retrógradas que nos governaram, é incomparável, foi o Presidente de meia dúzia de criaturas, daí eu dar o benefício da dúvida a Marcelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não é. Marcelo é muito mais culto, inteligente e alegre. :)

      Como já disse anteriormente, vamos esperar para ver, Severino.

      Eliminar