domingo, junho 28, 2015

As Duas Bandas da Vila


«Uma das boas novidades que descobri, foi que a Vila continuava a ter, não uma, mas duas bandas filarmónicas, ainda por cima centenárias.

Quando falei no assunto ao Nicolau, não se mostrou assim tão entusiasmado, contando que uma delas, a “Democrática” estava a viver uma crise quase agonizante, só mantinha a banda graças a um maestro antigo e falho de ideias, que com meia dúzia de músicos teimosos, ainda se encontravam uma vez por semana, para desenferrujar a língua, os dedos e os instrumentos.

A “Musical”, essa continuava vivinha da silva, regida por um maestro daqueles que se sentem nas nuvens quando estão com a batuta nas mãos e com muitos jovens a aprenderem o solfejo.
Era o mesmo maestro que eu encontrara na rua e depois no salão, com roupas brilhantes e gestos clássicos, que se devia sentir mesmo um verdadeiro artista nos palcos e nos coretos das terras por onde aquele grupo espalha a sua musicalidade.
Foram encontros casuais. O primeiro na rua e o segundo na sua “casa”. Este último aconteceu quando passei na rua da Colectividade e ouvi a banda, quase como na canção e acabei por entrar, curioso, depois de espreitar.

Foi uma agradável surpresa. Sentei-me na plateia do Salão de Festas e por ali fiquei, quase perdido no tempo, encantado com os sons agradáveis que aqueles instrumentos afinados libertavam, nas mãos e nas bocas dos rapazes e das raparigas, cheios de sonhos, com toda a certeza e propriedade.

Ao olhar para os seus uniformes, percebi que esta era a segunda vez que nos cruzávamos. Ouvi-os tocar na primeira vez quase por acidente, quando saíram à rua numa data festiva. Gostei de sentir a alegria que deixaram nas ruas e também de descobrir que a maior parte dos músicos eram jovens.»

A fotografia é de Luís Eme.

5 comentários:

  1. Sabes que o meu filho poderá estar aí a tocar(dentro dessa fotografia)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forte possibilidade.se for músico da Incrível Almadense...

      Caso contrário é difícil.

      Eliminar
    2. Pode ter sido um convidado... ;)

      Eliminar
    3. Sei que em alguns momentos havia músicos de Alcácer que tocavam na banda, mas não sei se foi o caso...

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar