sexta-feira, agosto 02, 2013

Leituras de Férias (1)


De todos os livros que levei de férias, o que mais me prendeu foi as "Cartas Vermelhas" de Ana Cristina Silva, obra inspirada na vida de Carolina Loff da Fonseca.
A "reconstituição" da vida de Carol está muito bem feita, apesar da existência de vários períodos brancos.
O facto de abordar a luta antifascista e o PCP, da qual Carol foi membro (até se apaixonar por um agente da PIDE... com quem viveu dez conturbados anos e que provocou a sua expulsão do partido), foi mais um motivo de interesse.
Fala de várias pessoas do Partido, algumas também caídas em desgraça como Pavel, que começou por ser acusado de "trotskquista", até ser considerado traidor ou de Daniel (Álvaro Cunhal...), entre outros. Há vários períodos exaltantes e dramáticos, muito bem descritos pela autora, como a passagem de Carol pela Guerra Civil de Espanha, donde escapou quase por milagre. Foi também aqui que perdeu o contacto com a filha que deixara numa escola da União Soviética.
Não vou contar mais, digo apenas que Carol é uma mulher apaixonante, que nos ajuda a perceber que a vida é mesmo um conjunto de acasos, que por vezes quase que se cruzam, embora raramente se encontrem...
Aconselho vivamente a leitura.


Fora da lista de livros que levei, acabei por adquirir uma obra que há muito me despertara a curiosidade, "100 Portuguesas com História", de Anabela Natário.
Li praticamente todas as biografias de mulheres do século XX (é definitivamente o meu século, enquanto historiador...). Apesar de alguns erros de datas e lugares (normais em obras do género, devido às múltiplas fontes consultadas...), é um livro com muito interesse, até por nos dar a conhecer pessoas cuja vida está longe de ser conhecida por todos nós (soube que foi a partir daqui que a Ana Cristina se interessou pela vida de Carolina Loff e escreveu o "romance psicológico"...).

4 comentários:

  1. A minha lista de leituras (para efectuar) está no máximo!
    Há anos que não tiro férias e o tempo de leitura são os três quartos de hora que passo junto ao mar (e quando posso)

    Boas escolhas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Cartas vermelhas parece ser um livro muito interessante. Do ponto de vista histórico eu que gosto de leituras do género e que além disso sou mulher, (não dizem que as mulheres gostam sempre de saber a vida de outras mulheres?) penso que o segundo é um livro que vou ter que ler.
    Um abraço e um ótimo domingo

    ResponderEliminar
  3. eu leio sempre que posso, "Menina Marota".

    claro que leio muita coisa durante o ano, mas ensaios, para trabalhos que estou a realizar...

    ResponderEliminar
  4. é um livro muito bom, Elvira.

    e a Carolina deve ter sido uma mulher fascinante, mas o que deve ter sofrido, quer pela sua participação política quer pelo seu gosto pela liberdade, nesses tempos em que a Mulher era cidadã de segunda.

    ResponderEliminar