sexta-feira, setembro 07, 2012

«Para quem é que escreves?»


A pergunta não saiu muito a propósito, apareceu quase do nada, no meio de uma pausa, para ler uma notícia de "A Bola", Mas a resposta era demasiado óbvia.

Há uns tempos que não tinha dúvidas que escrevia sobretudo para mim. Quando me perguntou se não gostava de ter muitos leitores, sorri, antes de exclamar: «quem é que não gostava?»

Claro que quando escrevemos livros, o principal objectivo é sermos lidos. 

Mas sei que estes tempos não são os mais favoráveis para a leitura de livros. O mundo gira demasiado rápido, já nem espaço há para a leitura de jornais, quanto mais para livros...

Acabei por lhe lembrar a frase bonita de Cesare Pavese que coloquei na contracapa do meu quase livro, "A Dança das Palavras: «É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão.»

O óleo é de Jena Pierre Gibrat.

8 comentários:

  1. É a primeira vez que comento.

    Apenas para dizer que te leio com gosto, por isso continua a escrever!

    ResponderEliminar
  2. Adoro escrever. Desde os meus 10/12 anos. Só para mim, claro! e os outros lerem e gostarem, melhor. Mas escrever é uma janela aberta, um pôr fora, uma forma de desenvolver o pensamento.

    ResponderEliminar
  3. é muito mais coisas, Graça. :)

    ResponderEliminar
  4. Ultimamente por razões que não vêm ao caso tenho andado menos por aqui.
    Continuo a adorar ler, embora às vezes leia escritores que não consigo entender. E continuo a gostar de escrever, embora ultimamente me sinta um pouco desmotivada. Adiante. Quando eu gosto do que um bloguista(será que é assim que se chama) escreve, eu sou capaz de ler vários posts seguidos que tenham sido publicados durante a minha visita do referido blogue. É o que faço hoje e já o tenho feito várias vezes como deve ter percebido. às vezes comento todos os textos, outras não, mas não deixo de os ler.
    Um abraço

    ResponderEliminar