quinta-feira, setembro 13, 2012

Os Deslumbramentos, as Certezas e as "Agências de Emprego"


Uma das características mais perigosas de quem exerce o poder, é achar que está sempre certo, que as suas ideias são sempre melhores que as dos outros (quase que a coloco ao lado da capacidade de mentir e de  corromper...).

Poderia falar de Salazar, da sua forma solitária, autoritária e "certa", com que exerceu o poder, mas ele já cheira demasiado a mofo.

Prefiro falar dos últimos trinta anos, em que tivemos pelo menos quatro primeiros-ministros teimosos e incapazes de dar o braço a torcer, mesmo quando estavam errados (e o pior de tudo, é terem sempre desculpas para cobrir os seus erros): Mário Soares, Cavaco Silva, José Sócrates e Pedro Passos Coelho. E muitos dos problemas que estamos a enfrentar devem-se à sua teimosia e falta de visão, a médio e longo prazo.

Aparentemente os três primeiros eram lideres fortes (o que não me parece ser o caso do actual primeiro-ministro, que mais parece uma "marioneta" do Relvas...), mas em vários  momentos-chave da sua governação, não tiveram a capacidade de ouvir quem  estava mais avalizado para dar uma opinião, séria e independente, cujas convicções não se confundiam com cargos ou contas bancárias.

Além de ser uma capacidade rara, conseguir olhar e ouvir em todas as direcções quando se exerce o poder (resistindo a todo o tipo de pressões...), todos nós sabemos que pessoas  com estas qualidades não interessam aos partidos políticos actuais, que são cada vez mais meras "agências de empregos"... 

O óleo é de Marta Shmatava.

6 comentários:

  1. Exactamente, Luís!
    Ser jota ou ter sido jota nem é meio caminho andado, é ter emprego certo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Um post muito pertinente e quanto a mim escrito com uma visão muito real da actualidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. é meio caminho para a incompetência e a protecção do compadrio, Rosa.

    e explica quase tudo.

    ResponderEliminar