quarta-feira, maio 11, 2011

Ver o Tempo e a Mulher a Passar


Mesmo estando em divida com a beleza, a mulher passeava-se para lá e para cá, na paragem da estação, com desenvoltura, olhando de soslaio para os homens parados, provavelmente à descoberta dos olhos que a seguiam.


Incapaz de desmontar aquele seu "encantamento", lembrei-me de duas pessoas, do meu pai e de um professor de português, patético e mentiroso.

O professor, quase disfarçado de poeta, espalhava aos oito ventos (a sala de aula era um antigo pavilhão, daqueles bastante arejados, onde nem faltavam às aulas alguns animais rastejantes...), que as mulheres eram todas bonitas. Embora fossemos adolescentes, estávamos fartos de saber que as moedas tinhas duas faces, tal como as mulheres ou os homens...

O meu pai pelo contrário, foi bastante mais educativo, quando me ouviu dizer que a tia estava feia (nem sempre as roupas e a "tinta" tornam as mulheres deslumbrantes...). Disse-me que quando uma mulher está ou é bonita, devemos dizê-lo, até mesmo ao ouvido, quando está ou é feia, nunca se diz nada.

Aprendi a lição, nunca disse a nenhuma mulher que era feia...

O óleo é de Will Barnet.

11 comentários:

  1. Pois... mentir é feio, omitir não! Boa estratégia: não dizer nada.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Pois. Deve ser assim em tudo, penso eu - como o seu pai - quando se gosta, diz-se; quando não se gosta seja do que for, não se diz nada. É a mais básica das regras da educação. Cabe aos outros compreender ou não o nosso silêncio.

    ResponderEliminar
  3. o pai era um sábio...

    eu concordo com ele....

    beij

    ResponderEliminar
  4. E aprendeste bem! Menino bonito! Como sabes, o bonito e o feio dependem do observador mas dizer ao feio que o é, torna-se deselegante. Homem ou mulher.

    Bem-hajas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Boa lição paterna...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca fui de grandes elogios para as mulheres. Talvez por ser um tímido.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Olhe, Carlos II (sabe que o I foi degolado?...) mas as mulheres gostam e precisam de elogios! Deixe lá de ser tímido! Já não se usa...

    ResponderEliminar
  8. fizeste-me sorrir, Virginia.

    ResponderEliminar
  9. pois cabe, Carol, mas nem sempre compreendem...

    ResponderEliminar
  10. de grandes também não, Carlos, só de aqueles que acho justos.

    quando qualquer mulher que conheça está bonita, gosto de dizer-lhe e sei que ela também gosta de ser elogiada (dentro dos limites do razoável, claro).

    ResponderEliminar
  11. sim, as duas coisas, Carol.

    e ainda bem.

    ResponderEliminar