sexta-feira, maio 27, 2011

«Posso entrar na vossa Revolução?»


Quando ouviram o velho, de boina basca na cabeça, camisa branca, calças de ganga e ténis, que se aproximara, perguntar: «posso entrar na vossa revolução?», pensaram que se tratava de uma brincadeira, de alguém já sem o tino todo.


Foi por isso que o olharam de alto a baixo, antes de lhe oferecerem um sim, mesmo sabendo que a vida estava bera para todos, especialmente para os jovens e para os idosos, uns desempregados e outros com reformas miseráveis.

O velho distribuiu-lhes um sorriso aberto e sem pedir licença sentou-se ao lado deles. E por ali ficou a assistir às conversas e a entrar na "revolução".

Cinco minutos foi tempo mais que suficiente para oferecer os melhores fascículos da sua vida, que já ultrapassara as oitenta primaveras, aos jovens ávidos de histórias libertárias.

Até pediu um cigarro emprestado, ele que deixara de fumar há mais de trinta anos. Olhou o céu azul e sorriu de felicidade. Há muito tempo que não se sentia assim, vivo e respeitado.

Percebeu que os jovens que cheiravam a operários, baptizados de mal educados e desordeiros por muito boa gente, escutavam-no e respeitavam-no mais que os seus filhos. Tratavam-no não como um velho mas como um companheiro com mais anos de vida.

Foi por isso que decidiu passar a noite por ali, com participação mais que garantida nas assembleias populares.

Pegou no telemóvel e ligou à filha. Disse que não ia dormir a casa, ficava em casa de amigos...

O óleo é de Francis Picabia.

8 comentários:

  1. Posso entrar?
    ahhh que tierno...estos dias he pasado muchas horas en Sol y me producia una gran alegria ver a homes mayores , compartiendo con jovenes peinados de rastas , con piercing y tatuajes y también intelectuales con sus oculos...y allí estaban apoyando unos a sus nietos y otros..a tods en general.
    Y a mi me producia una alegria y una ternura dificil de explicar.
    un beijo... amigo

    ResponderEliminar
  2. sei que as coisas mudam devagar, mas sinto que muita coisa vai mudar nos próximos tempos, Momo.

    o curioso é que as gerações estão a aproximar-se umas das outras, em vez de se afastarem, isso pode ser bom para a Sociedade.

    ResponderEliminar
  3. pode ser muito bom amigo...muito bom.
    feliz domingo

    ResponderEliminar
  4. acho que tem de ser, Momo.

    vamos ser obrigados a olhar mais para o outro, vamos ter de ser mais solidários.

    ResponderEliminar
  5. Todos temos a ganhar com este respeito e convívio solidário.
    Gostei muito deste post.
    Beijinhos, Luis.

    ResponderEliminar
  6. podes sempre inventar uma história bonita, Piedade.

    ResponderEliminar