segunda-feira, maio 03, 2010

O Futebol Não é Isto...

Ontem fui ao futebol, ainda por cima a Alvalade, e ver o Sporting perder com a Naval...

Como li na "A Bola" de hoje, a maior emoção do jogo, foram os dois golos que o Porto marcou ao Benfica.
Há mais de dez anos que não assistia a um jogo de futebol entre clubes da primeira divisão.
Existem várias explicações. Há duas que são mais fortes: o facto de ter feito jornalismo desportivo e ter conhecimento de milhentas histórias sobre gente com preço, capazes de ditar os resultados dos jogos; e o aumento da violência, dentro e fora dos estádios, graças às claques, cheias de gente que gosta tanto de futebol, que passa a maior parte do tempo de jogo de costas para o relvado.
Talvez sejam desculpas, o que é certo é que o meu filho, "lagarto", só aos doze anos é que entrou no Estádio de Alvalade, enquanto eu aos seis já ia de mão dada com o meu pai, ver os jogos do Caldas, no velho Campo da Mata...
Também nunca calhou (a mãe dele também não liga muito...). Além disso sou daqueles que gosta mais de ver futebol na televisão que nos estádios (estou mais atento ao jogo, no estádio distraio-me bastante com o que me rodeia...). Como nunca fui "doente da bola", não sei se graças à educação que o meu pai me deu nos estádios, onde nunca o vi aos gritos, a chamar nomes feios ao árbitro e aos jogadores, se por feitio, também deve ter pesado. Provavelmente foi por isso que nunca tive um cachecol ou uma bandeira do Benfica...
Voltando ao jogo do Sporting, compreendo muito bem o desalento dos sportinguistas. O que me tem irritado mais nos últimos anos, não foram as derrotas do Benfica, mas sim ver a equipa jogar muitas vezes pior que o Paços Ferreira, a Académica, o Leixões ou o Rio Ave (e ver os futebolistas de águia ao peito correrem menos que os adversários...).
Na verdade, sinto-me muito mais satisfeito de ter levado os meus filhos ao cinema, ao teatro, aos museus, de lhes oferecer livros, que de os levar aos estádios...
Ver por exemplo o que aconteceu ontem no "Dragão", dentro e fora do estádio, explica quase tudo. E quando até a polícia já acha tudo isto normal e banal, ao ponto de um comissário ser forçado pela realidade a dar o dito pelo não dito, em frente das câmaras de televisão...

12 comentários:

  1. Sou benfiquista... sofri ontem de ansiedade pelos gols que não saíam, mas.... foi o anti-jogo. Carrinhos prá lá, pernadas prá cá, mão na cara e no pescoço... enfim, dos dois lados. Triste e desnecessário.

    Beijinhos, Luis

    ResponderEliminar
  2. Parece que grande parte das pessoas estão a perder, a um ritmo acelerado, a noção de civismo.
    Que tristeza!

    ResponderEliminar
  3. Sou simpatizante do Benfica, por herança cultural do meu pai.
    Sinto tristeza pelo que acontece no futebol.
    Há fortes responsabilidades nos dirigentes dos clubes e da idiota comunicação social do género, para além dos hooligans de gravata que aparecem em paineis nas televisões.
    Das autoridades está tudo dito. É o reflexo do país.

    ResponderEliminar
  4. na qualidade de portista, sou a defender inteiramente que estas situações são indesculpáveis e que a meu ver, sempre que se verificassem antes ou durante o jogo, este devia ser anulado e adiado, de forma a proporcionar a serenidade necessária aos jogadores da equipa adversária. a violência assim tratada era evitada! de resto, nunca gostei tanto do rio ave e do braga :)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho uma vergonha e uma tristeza o que se passa nos estádios e fora deles, quando o que se comenta é apenas aquilo que não tem nada a ver com jogo.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  6. não precisavas, Cris.

    apesar da euforia dos bracarenses, estou convencido que não ganham no Funchal...

    e o Benfica não vai perder a oportunidade de se despedir em beleza dos adeptos.

    ResponderEliminar
  7. também noto isso, Catarina.

    é libertinagem a mais para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  8. é muito triste, de facto, Carlos.

    há grandes frustrações por ai, que se extravasam nos estádios.

    ResponderEliminar
  9. eu não iria tão longe, Alice.

    trataria apenas os "holigans" portugueses como se tratam os ingleses, com apresentações nas esquadras à hora dos jogos das equipas de que são adeptos.

    ResponderEliminar
  10. e é o que devia ser apenas, um jogo, Graça.

    ResponderEliminar
  11. por todas as razões que referiste e e pela tal irracionalidadeque atinge os adeptos de futebol, muitas vezes a fazer tudo, menos a ver o jogo, eu sofri horrores quando deixei, há uns anitos atrás, a minha filha, benfiquista apaixonada, ir ao estádio da luz, ver um Porto/ Benfica.

    até ela se assustou.remédio santo!

    bem, sem preconceitos Luís, mas acho que o que lhes ofereces é bem mais interessante que o futebol.

    ResponderEliminar
  12. eu também acho que sim.

    e depois o nosso país mudou tanto nos últimos vinte anos, no campo do civismo, Maré...

    há lugares que são mesmo de evitar, infelizmente.

    ResponderEliminar