domingo, maio 23, 2010

Porque Não se Escolhem os Melhores?

Esta é uma pergunta que ser aproxima cada vez mais das nossas vidas. Seja na nossa actividade profissional ou noutra área qualquer, como no próprio governo ou no parlamento.

O mais curioso é que nós discutimos sempre o acessório, o que não é assim tão importante para as nossas vidas.
Porque será? Talvez por possuírmos mais dados, por nos acharmos mais entendidos... Sim, só pode ser por isso que é mais fácil discutirmos as opções de Carlos Queirós para o Mundial que as dos ministros das finanças ou da economia, no combate à crise.
No fundo gostamos mais de discutir futebol que política. As coisas sérias fazem-nos sentir mal, mesmo que saíbamos que temos um primeiro-ministro ou um presidente da República que deixam muito a desejar, que nos dão tantas provas da sua incompetência...
Pensar que a minha primeira ideia era questionar as opções do Maradona, como seleccionador da Argentina, que tem muito mais opções de escolha que o Queirós. Não consigo entender como é possível deixar de fora jogadores como o Zanetti ou o Cambiasso, campeões europeus pelo Inter de Mourinho, ou os nossos conhecidos Lucho Gonsalez (o melhor jogador que passou pelo nosso futebol nos últimos anos...) e Lizandro Lopes.
Talvez ele não queira ser Campeão do Mundo, da mesma forma que alguns ministros não querem resolver os problemas do país. Fica-se sempre com a sensação que os nossos governantes preferem tratar da sua "vidinha" a tomar as melhores opções para o nosso país, por isso é que depois das suas tarefas no governo vão gerir empresas, pagos a peso de ouro...

4 comentários:

  1. hummm... o dilema será apanágio dos seleccionadores do mundial?
    em matéria de trabalho (ou devo dizer emprego) a pergunta levar-nos- ia a conclusões muito tristes e que muitas vezes não têm que ver com competências. e garanto que os motivos não são os mais nobres.
    em matéria de políticos, porque a ingenuidade nos faz ainda acreditar em milagres.
    porque se discute o acessório? bem, diria que a imagem é, hoje, priveligiada em detrimento do conteúdo. porque é mais fácil discutir o que não tem directamente a ver connosco ou com a nossa responsabilidade democrática, ou com o que podemos remeter para canto.

    as razões do Maradona, são-me desconhecidas... quanto aos políticos, ninguém lhes pede , em rigor, contas das asneiras que fazem. e depois dão-lhes esse castigo muito violento.
    e quando fazem asneira da grossa, lesiva dos interesses das empresas públicas, ou privadas(caso dos bancos etc) é só mudá-los para outra...

    beijos, Luís.

    ResponderEliminar
  2. No outro dia, tive uma acesa discussão com um amigo acerca deste mesmo tema... depois pensámos, vamos apagar os ãnimos e comer uma sapateira? Bora!

    Eles ganham demasiado dinheiro para disperdiçarmos tanto tempo a pensar neles. Não?

    ResponderEliminar
  3. claro, Maré.

    então nos empregos é onde se vêem mais injustiças e se premeia mais a incompetência (então se os chefes gostarem de bufos...).

    ResponderEliminar
  4. é verdade, Me Hate, e riem-se à grande à nossa custa.

    ResponderEliminar