sábado, maio 08, 2010

Sem Utopia

Caminhava na rua quando uma mulher jovem olhou fixamente para mim.

Ainda pensei que nos conhecêssemos de algum lado, mas o sorriso trocista que me lançou, quando fingi olhar para o lado, atrás dos óculos escuros, fez com que percebesse que não.
Há muito tempo que não olhavam para mim assim (não, não foi a Juliette Binoche...).
Nos metros mais próximos pensei numa série de coisas. Até me interroguei se as mulheres tinham a mesma capacidade de "despir" com os olhos, que nós... e claro, percebi que continuo preconceituoso, continuo a não conseguir colocar a mulher em plano de igualdade com o homem, nas chamadas histórias de "engate".
Foi por isso que coloquei aquela provocação na "posta" anterior.
Porque será que as mulheres não poderão olhar para os homens, como estes olham as mulheres?

12 comentários:

  1. Olhar podem e não acho nada demais, até porque é uma forma de mostrar interesse e dar chance ao outro se aproximar, mas o que eu ainda acho estranho é o engate descarado que algumas (muitas, lá vou eu de novo) fazem a um homem.

    Podem me chamar de antiquada, preconceituosa ou qualquer outro adjetivo, mas ainda gosto de ser desejada, de ser conquistada. Não vejo graça nenhuma em empenhar o papel que sempre foi do homem na nossa sociedade.

    E eu tenho percebido que algumas mulheres que fazem o papel oposto, talvez por não terem ainda muita prática acabam descambando para a vulgaridade. Mas longe de ser uma crítica, apenas acho que cada um é responsável pelas suas atitudes e colhe as consequências de seus atos, então não vale reclamar depois. Não combina.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aí é que estás enganado!
    Fazem-no mas de forma mais subtil! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A Rosa diz tudo...:)

    Beijinho, Luís*

    ResponderEliminar
  4. aposto que até te soube bem :) as mulheres estão mais atiradiças!

    ResponderEliminar
  5. e esta, uma Cris quase conservadora?

    (também fujo das demasiado atrevidas...)

    ResponderEliminar
  6. acredito, Rosa.

    sim subtileza sempre foi uma caracteristica feminina.

    foi...

    ResponderEliminar
  7. (parece que tens razão Rosa...)

    pelo menos a
    Catarina diz que sim...

    ResponderEliminar
  8. e a M. Maria Maio, também...

    rendo-me.

    ResponderEliminar
  9. é agradável, mas quando é insistente, é desconfortável, Alice.

    falta de hábito...

    ResponderEliminar
  10. teria sido muito "gostoso" dar uma alfinetada mais. mas de certa forma, concordo com a Rosa. hoje as mulheres mudaram a atitude em relação ao sexo oposto. como em quase tudo e independentemente do género, o excessivo corre sérios riscos de se tornar vulgar.
    e claro que entendo o teu "preconceito". eu não me vejo a tomar a dianteira nestas coisas. seja por questões educacionais, ou outras, cada um interioriza valores
    que condicionam os seus comportamentos.

    ___

    beijos Luís,acompanhados de um sorriso

    ResponderEliminar
  11. é isso mesmo, Maré.

    por muito que nos queiramos "modernizar", há sempre coisas que nos condicionam...

    ResponderEliminar