domingo, novembro 01, 2009

Um Grande Treinador

Os últimos dois anos fizeram com que percebesse que Paulo Bento é um dos melhores treinadores portugueses de futebol na actualidade.

Embora tenha beneficiado da má situação financeira do clube (é a explicação óbvia para a sua passagem da equipa de juniores para a principal, sem qualquer tirocinio...), conseguiu ultrapassar com sucesso todas as "marés negras" que lhe apareceram pelo caminho, sendo o segundo treinador com mais tempo de permanência no clube de Alvalade. E se pensarmos que a grande aposta do Sporting tem sido a formação, e nunca o reforço da equipa, para que lutasse pelo título com o FCPorto, os resultados só se podem considerar excelentes.
A sua personalidade e capacidade de liderança têm banalizado as duvidosas limitações técnicas e tácticas apontadas na imprensa - com a história gasta do losângulo e de um único sistema de jogo (como se tal fosse possível, numa equipa de alto rendimento...).
Sei que não vai resistir muito mais tempo, porque alguns jogadores há muito tempo que o querem ver pelas costas (e são eles é que mandam, pelo menos dentro dos relvados...), mas isso não belisca o seu valor como treinador.
De todas as criticas que tenho lido a Paulo Bento, as mais "ranhosas" foram as do Jorge Gabriel. Provavelmente sonha um dia deixar a RTP para treinar o Sporting. Mas o melhor é ele descer à terra, porque ser treinador de futebol é muito diferente de apresentar concursos e programas da manhã...

4 comentários:

  1. eu, percebo pouco de futebol Luís, mas de pessoas percebo alguma coisa. ao dizer isto, defendo a tua opinião sobre o Paulo Bento, sobretudo quanto à dignidade e coerência com que tem vindo a suportar a "raiva" de algumas facções de público, que o sujeitam a um quase linchamento. mas a memória colectiva é demasiado curta Luís, e a tal história que se passa de bestial a besta num ápice é uma realidade.
    o narcisismo é o mal de muita gente que tem responsabilidades acrescidas,e não falo só do Jorginho, que já tem demasiados vícios... depois uma movimentação de massas, e o balneário dita o resto.

    eu até falo à vontade porque não sou do Sporting...
    mas tiro o chapéu a Paulo Bento que de cobarde não tem nada.

    beijos, Luís

    ResponderEliminar
  2. e eu também, Maré, pois sou benfiquista.

    mas quando as pessoas esperam milagres ou dizem mal por dizer...

    ResponderEliminar
  3. (Pensei que eras leão...)Sou contra mudanças de treinador por dá cá aquela palha.
    Mas o meu clube já precisa. Já são alguns anos e a evolução devia estar à vista.
    Beijos, Luís

    ResponderEliminar
  4. claro, e talvez também precise de mudar de presidente, Lúcia...

    está na fase do "papagaio"...

    ResponderEliminar