sábado, abril 06, 2019

A Primeira Vez que uma Gaivota me Olhou nos Olhos (dentro de uma fotografia)...


Ao ver esta fotografia, tirada hoje de manhã à beira Tejo, disse a mim mesmo: «Foi a primeira vez que uma gaivota me olhou nos olhos.»

Quem gosta de fotografia sabe que as gaivotas são dos "bichos" que mais gostam de "estragar fotografias", por serem rápidas a voar e também a mudar de direcção.

Por isso este retrato é raro. Ela virou-se mesmo, para posar para a fotografia, apesar da sua posição de voo pouco ortodoxa.

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)

13 comentários:

  1. A gaivota dá mesmo a ideia de nos olhar, já que nós ao olhar para a ave seguimos a direcção do olhar do fotógrafo... :)
    Não tenho muita experiência em fotografar gaivotas, mas considero esta foto genial.
    Parabéns. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É diferente, Janita.

      Normalmente as aves são-nos indiferentes ou fogem-nos. Esta nem por isso. :)

      Eliminar
  2. Tenho fotografado centenas de gaivotas... nenhuma me olhou nos olhos nem nunca tirei uma foto assim que merecesse ser premiada como esta! ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma fotografia única, Catarina, mais pelo olhar de desafio da gaivota, que por outra coisa. :)

      Eliminar
  3. Que foto fantástica Luís. Parabéns.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Só não digo que é "sorte de principiante" por que tiro fotografias há já algum tempo, Cristina. :)

      Eliminar
  5. Nem eu próprio conseguiria captar tão bela foto...

    Que satisfação deverás ter sentido quando fixaste tão belo e raro momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei sobretudo surpreendido, Severino. :)

      É uma fotografia diferente.

      Eliminar
  6. Sammy, o paquete07/04/19, 21:57

    Não lembro desde quando passei a andar por este largo, mas já lá vão uns bons anos. Entrei pelo nome, gosto de largos e de memórias, fiquei visita pelas fotografias, lembrando os meus tempos de fotógrafo de domingo, anos 60, uma velha Brownie starflash da Kodak, quase de brincar, e a brincar andei sempre sem nunca ter passado disso…
    Coisas…penas minhas de agora…
    Esta fotografia é um achado, uma maravilha.
    De tão comovente, provoca uma ciumeira aparvalhada de quem gostaria que uma gaivota o olhasse e ele tivesse a arte de lhe fixar o voo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o Sammy conheceu o Largo muito antes de eu conhecer o excelente "Cais do Olhar", imperdível para quem gosta de livros e sente curiosidade pela vidinha e desabafos dos escritores e poetas.

      Eliminar
    2. Sammy, o paquete09/04/19, 15:03

      O que é espantoso, verdadeiramente inadmissível, é que tenha andado o tempo todo por este Largo e, apesar de tantos motivos, não ter deixado uma qualquer palavra de apreço, de agradecimento. O que não aconteceu com o Luís que, passando pelo cais, teve a delicadeza de, na primeira oportunidade, o fazer.
      São detalhes que determinam as grandes diferenças.

      Eliminar