quinta-feira, março 08, 2018

Oito de Março de Dois Mil e Dezoito...


Sei que o machismo existe, talvez ainda mais nos dias que se chamam 8 de Março, em que alguns homens fingem mudar de personalidade, compram flores, chocolates, fazem marcações no restaurante e, até oferecem lugares no eléctrico, no metro e no autocarro.

Mas no dia seguinte acaba-se a "abundância" de simpatias e generosidades. 

E eu fico sem saber quantas mulheres ficam felizes, por terem um dia que chamam seu...

O Gui diz-me que são muitas, a Rita, oferece-me aquele lugar comum "olha que não...", por que sabe que um dia é pouco mais que uma migalha.

E eu não sei o que dizer, ou o que escrever.

Não faço ideia se já é tempo de decretar o fim deste dia ou se, pelo contrário,  vamos a caminho de "fundar" um dia internacional do homem (que nunca comemorarei)...

(Fotografia de Luís Eme)

11 comentários:

  1. Luís, sou rapariga para vestir esse modelito da foto, que é uma espécie de "a minha cara", mas calculo que custe muitos euros, embora não consiga perceber de que loja se trata e até tenha muito parecido (portanto até não se encaixa no fazer falta ;)).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (a fotografia foi tirada no "Freeport", numa das lojas vagas, usadas para publicitar estas roupitas, Isabel...)

      Acho que te ficava a matar.:)

      Eliminar
  2. Luís, no Sexta hoje não é dia de festejos, é dia de denúncia.
    Infelizmente para muitas mulheres, hoje é dia de almoços numa qualquer cidade onde se coma bem, e onde elas tentam imitar os homens naquilo que eles tem de pior. E este dia divide-se entre estas mulheres e as tais que vão almoçar ou jantar com os companheiros e que recebem mimos como flores.
    Eu faço parte do grupo que sempre aproveita este dia para a denúncia das atrocidades a que milhões de mulheres em todo o mundo estão sujeitas. Porque como eu disse noutro dos meus espaços, este é
    Um dia para lembrar, que em todos os outros dias do ano, há mulheres desprezadas, violadas, espancadas, escravizadas e mortas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "há mulheres desprezadas, violadas, espancadas, escravizadas e mortas." É verdade mas nisto eu não distingo homens de mulheres. Todos são gente, não os conto (apesar de os homens mortos e torturados serem em muito maior número).

      Eliminar
    2. Como eu compreendo A Elvira...

      Eliminar
  3. Sendo hoje DIA INTERNACIONAL DA MULHER, NADA ME IMPEDE DE DIZER QUE: "" Cada mulher que nasce é uma Estrela que brilha na Terra "" ...... A Sua publicação é de uma doçura maravilhosa.
    .
    * (Poetizando e Encantando) MULHER ... O Equilíbrio da Vida *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou muito desses "lugares comuns", Gil. :)

      Eliminar
  4. já nos rescaldo... :)

    olha que o que aconteceu este ano em Espanha responde a algumas das tuas dúvidas. ou não? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria que seja uma resposta, Maria.

      É sim um direito das Mulheres, de se manifestarem, entre outras coisas, por uma das maiores injustiças que continuam a prevalecer: para trabalho igual, salário diferente, com prejuízo para as mulheres. É inconcebível e a culpa é dos famosos empresários privados, porque no Estado estas diferenças não existem.

      Eliminar
  5. Eu só queria dizer (com a alusão às greves e manifestações em Espanha)que o dia 8 de março não é um dia para as mulheres se sentirem felizes nem agradecidas pelas atenções masculinas. É um dia para fazer memória das conquistas pela dignidade e igualdade de que algumas mulheres já dispõem. e um dia de luta, para que cada vez mais mulheres, sejam beneficiárias dessas conquistas. É a questão salarial, mas é muito mais do que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, Maria.

      A "festa" é apenas um anestesiante, uma brincadeira quase infantil...

      Eliminar