quinta-feira, abril 07, 2016

A Fuga ao "Coração" da Notícia

É mais fácil do que o que parece fugirmos do tema principal de qualquer blogue e comentarmos coisas diferentes, focando a nossa atenção muitas vezes apenas num pormenor (aquilo que nos tocou mais ou nos trouxe qualquer memória). 

Estou a dizer isto porque ontem em vez de falar da beleza das livrarias e da "Ler Devagar", em Alcântara, em particular, foquei a minha atenção na história do espaço, colocando em dúvida as palavras da Rosário (nas "Horas Extraordinárias"), por ter trabalhado naquele espaço quando ainda era EPNC (Empresa Pública Notícias e Capital), em 1981.

Como me lembrava do que sucedera com o "totobola" (que tinha uma tiragem de milhões e mantinha uma rotativa a trabalhar 24 horas por dia...), que fora retirado desta empresa pública para a concorrência privada (Mirandela), e ao que parece a EPNC (que já estava em "situação económica difícil") acabou por ser absorvida pela mesma empresa (que tinha na época alguns sócios ligados ao governo de então...). Nada de extraordinário se contabilizarmos o que tem acontecido tantas vezes, em dezenas de empresas públicas, que são vendidas a preço de saldo, quase sempre em prejuízo do Estado e em benefício de amigos.

Nem precisamos de recuar muito na história, há vários exemplos de privatizações feitas pelo último governo de Coelho e de Portas, que beneficiam sobretudo os compradores.

Na minha opinião, tem sido esta falta de sentido de Estado e de vontade de servir, dos nossos governantes, a grande responsável por o nosso País continuar na situação em que se encontra...

(Fotografia de Luís Eme)

2 comentários:

  1. ...Foquei-me na mensagem explicita na foto.
    Li, mas alheei-me do texto...

    Isso será como morrer à sede tendo a água tão perto?...
    Suplício de Tântalo...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito isso, Janita. :)

      Olhamos para o que nos chama mais a atenção...

      Eliminar