domingo, novembro 15, 2015

A Memória e a Imaginação são Livres...


Tantas vezes que nos apetece fugir dos acontecimentos... 
Como se fosse possível apagar a memória com uma "borracha"...

Sei que a televisão gosta de se transformar num produto tóxico, quando acontece algo que entra dentro de nós pelo olhar e revela toda a nossa fragilidade.

Sei também que graças ao cabo "podemos fugir do mundo", escolher uma série ou um filme. Mas acontece, que, de repente, perdemos a vontade de fazer "zaping" e ficamos por ali, presos ao sofá, incrédulos, sem perceber muito bem no que nos transformámos. Mesmo que transmitam pela centésima vez a mesma imagem, usem as mesmas palavras, ao espreitarmos a janela, percebemos que não sabemos quem vamos encontrar depois da esquina...

Mas baixar os braços e fugir da rua não adianta nada. Além disso a memória e a imaginação são livres... 

É ela que me diz que somos a pior espécie que habita neste planeta. Mesmo dotados de inteligência, raramente aprendemos com os erros que cometemos. Além de destruirmos tudo aquilo que nos cerca, somos cada vez melhores a dar cabo de nós próprios.

Isso reflecte-se em tudo, até nas nossas escolhas políticas. Não é por acaso que os mentirosos e os fantasistas são normalmente os nossos eleitos.

Talvez seja mesmo cíclico e dentro de pouco tempo surja das trevas do Oriente, o "IV Imperador", ainda mais impiedoso que o alemão que também fingiu querer purificar o mundo...

O óleo é de Emile Bernard.

3 comentários:

  1. Há muito que descobri que o homem é o maior predador da própria espécie. A nossa evolução, parou no momento em que o homem inventou o dinheiro, e descobriu o poder que ele dá. Tudo se faz em torno disso. Do dinheiro e do poder. O resto não interessa, mesmo que esse resto seja a vida do seu semelhante.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito isso, Elvira.

      Só a natureza, quando se revolta a sério, faz o homem tremer, Elvira.

      Mas depois volta tudo ao mesmo...

      Eliminar
  2. Diz a Elvira e estou totalmente de acordo: o dinheiro é o mal do mundo!

    ResponderEliminar