sábado, setembro 07, 2013

«Vocês mentem muito às mulheres, não é?»


A Rita já não é nenhuma adolescente, mas gosta de se fazer passar por "parva", como quase todas as mulheres, perguntando às vezes o óbvio.

Não sei quem foi que lhe mentiu, mas não foi por acaso que ela me perguntou, já quase com a resposta na ponta da língua: «vocês mentem muito às mulheres, não é?»
Antes de lhe responder, sorri. Depois disse, «depende...»
«Depende de quê?», quis saber ela.
«Depende sempre da mulher», acrescentei sem deixar de sorrir.

A conversa continuou com frases curtas, de um lado e de outro, até eu lhe dizer que se os homens mentem, é porque há mulheres que gostam de ouvir mentiras.
Quase que estraguei a conversa...

Foi então que empurrei a conversa para a beleza, acrescentando que todas as mulheres, mesmo as menos bonitas, gostam de ser elogiadas. Como a maior parte se olha ao espelho, deve saber onde começa a fantasia e acaba a realidade, nas frases roubadas a "romances de cordel".
Continuei a estragar a conversa...

E ficámos sem saber quem é que mente mais a quem.

O óleo é de Caytano Arques-Buigas.

12 comentários:

  1. rindo....

    melhor é se calar.


    beij0

    ResponderEliminar
  2. está muito bem a última frase :)

    beijinhos, Luís.

    ResponderEliminar
  3. Rsrsrs. Fez-me lembrar há uns anos atrás, quando em Lagos encontramos por acaso uma namoradinha de escola do meu marido, que ou não a reconheceu, ou fingiu para que eu não comentasse nada. Porém a senhora dirigiu-se a ele e perguntou se não a tinha reconhecido. Depois da negativa dele, ela apresentou-se. E ele com cara de caso. "Ah! Estás tão velha, como querias que te reconhecesse." A senhore deu-lhe com a mala na cara e foi-se embore toda zangada. E ele volta-se para mim e pergunta:"Mas que bicho lhe mordeu?" Eu que estava morta de riso, disse-lhe. "Então tu tens a cara de pau de dizer a uma senhora que ela está velha? Ó homem por amor de Deus. Davas uma desculpa qualquer para não a ter reconhecido e dizias que ela estava muito bonita, ou qualquer coisa do género" E ele remata com esta pérola "E ela não tem espelho em casa? Muito gostam vocês de mentiras"
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Ai as mentiras! Mas são mulheres que têm fama de ser as mais mentirosas e fingidas e sei lá o que mais...

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. somos umas personagens estranhas, sim, Elvira. :)

    ResponderEliminar
  6. muitos homens gostam de agradar (pelo menos no início...), Graça. :)

    ResponderEliminar
  7. ainda bem que gostaste, Laura. :)

    ResponderEliminar