segunda-feira, maio 03, 2021

O "Teatro" e o "Circo" Político


Todos sabemos que os políticos têm dentro de si várias costelas de "actor", é por isso que amam tanto qualquer palco, por mais pequeno que seja. Mas não se ficam por aqui, não dispensam outros dotes artísticos  das artes circenses, como o malabarismo, ilusionismo, e  até o contorcionismo.

Claro que nem todos possuem o brilho e o talento de um Marcelo, cuja capacidade cénica é impar e lhe poderia garantir a entrada directa para qualquer companhia teatral.

Lembrei-me desta componente teatral dos políticos graças às múltiplas intervenções televisivas do autarca de Odemira, que só agora "descobriu" os emigrantes clandestinos que trabalham no seu concelho - alguns a roçar a "escravidão" - e vivem em condições indignas (quase que se pode aplicar a expressão futebolística de "todos ao molho e fé em deus"), sobretudo para este tempo pandémico. O senhor até tem uma lista das várias agências de emprego, já  separadas como "boas" e "más"...

Há pelo menos meia-dúzia de anos que leio várias denúncias sobre o que se passa nas novas explorações agrícolas do Alentejo, em que não se sabia sequer o número exacto dos emigrantes que trabalhavam e habitavam nas aldeias e vilas do Sul.

(Fotografia de Luís Eme - Alentejo)


7 comentários:

  1. Qualquer mortal deste país ouviu falar desses trabalhadores escravos. Mas aquele senhor deve ser surdo e ainda por cima distraído.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que estão a chegar as eleições, ficou mais atencioso que nunca, Elvira.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Atores e dos melhores, Todos os dias assistimos a novelas e seções de malabarismo nos horários nobres da comunicação social .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos melhores mesmo, Joaquim. :)

      E faziam cá um destes circos...

      Eliminar
  3. Ouvi-o ontem dizer que tem referências à situação em atas de várias reuniões da Câmara e da Assemble3ia Municipal.
    Não se percebe este diálogo de surdos uma vez que até eu sabia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje até começou a acusar o Governo Central, Rosa.

      Era de Lisboa que tinham de resolver o problema...

      Eliminar
    2. Claro, o culpado é o Costa que tem as costas largas!

      Abraço

      Eliminar