Como é que é possível - neste tempo em que é necessário estabelecer mais combates na batalha da "desinformação" -, que exista cada vez menos rigor e cuidado a redigir e a difundir as notícias televisivas?
O normal começa a ser visualizar e escutar uma notícia, e chegar ao fim, cheio de dúvidas, sem perceber o que realmente aconteceu. E isto acontece em todos os canais, não é um exclusivo do "correio manhoso" (que se acha a "televisão de deus" e quer estar em toda a parte e faz das notícias "telenovelas"...).
Será que nas redacções não existem chefes capazes de exigir, clareza, simplicidade e exactidão, na difusão de qualquer notícia?
Será que os cinco mandamentos informativos do jornalismo foram deitados para o lixo (Quem? O Quê? Onde? Quando? Porquê?)?
(Luís Eme - Cacilhas)
Como a notícia é uma mercadoria, a eles interessa é vender e fazer negócio. Triste é saber que esta falta de exigência advém do conhecimento que eles têm do público.
ResponderEliminarBeijinhos!
Hoje tudo é espectáculo na televisão, Micaela. E isso acaba por deturpar quase tudo, até a realidade.
Eliminar-Então e não é que o representante da televisão portuguesa no Festival das cantigas cantará em inglês (uma vergonha)
Eliminar-Então não é que numa (ou talvez até em mais do que uma) Universidade portuguesa as aulas de algumas disciplinas são dadas em inglês (para estudantes todos portugueses).
Estas são situações tristes de gente que gosta de se auto denominar por TUGA.
Daí o estado em que está a língua portuguesa -basta ler os painêis das diversas estações televisivas portuguesas- é o completo analfabetismo!
Bom dia
ResponderEliminarOs canais Portugueses estão tão minados que conseguem dar a mesma noticia á mesma hora , e até a publicidade para que não se mude de canal .
Já não há paciência .
JR
É verdade, Joaquim.
EliminarExiste uma sincronia no pior sentido para nós, e melhor para o negócio deles.
Receio estar a afastar-me da "realidade", raramente vejo notícias, limito-me a ver as capas dos jornais online.
ResponderEliminarAbraço
Não, porque a realidade é outra coisa, Rosa.
EliminarEu continuo a ver os telejornais. Há sempre uma peça ou outra que me interessa. Mas há muito sensacionalismo! É isso que faz aumentar as audiências....
ResponderEliminarEu também vejo normalmente o jornal da noite, Maria.
EliminarÉ por isso que falo em falta de rigor e de clareza na informação dada.