sábado, julho 04, 2020

O Olhar dos Outros como "Espelho"...


Sei que é mais normal do que parece, dizermos coisas só por dizer.

Esse pormenor devia fazer com que eu não ligasse à senhora, que apesar de estar a alguma distância, mesmo sem dar por isso, falou para eu ouvir. 

Mas havia algo de cómico e de fatalista nas afirmações da mulher, quando disse que já não precisava de branquear os dentes, por causa do uso das máscaras. Máscaras que nunca mais nos iriam deixar em paz.

Apeteceu-me bater na mesa, apesar de não ser de madeira.

E depois fiquei a pensar que para muitas pessoas o olhar dos outros é mais importante que o seu próprio espelho, esse quase "ecrã", de vários tamanhos, para onde espreitam, mal se levantam... e que pode ser assustador.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

9 comentários:

  1. Não sei o que é que o branquear dos dentes, tem a ver com o uso de máscara?

    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo pode ter estar ligado, se quisermos Edumanes. :)

      Eliminar
  2. Mas este Luís Eme é um fotógrafo absolutamente sensacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui à Lua, Severino. :)

      (grato)

      Eliminar
    2. Ó Luís olha que estou mesmo a dizer o que, ao olhar para as tuas fotos, me vem à cabeça.

      Eliminar
  3. Grato, Agnieszka.

    Bem vinda ao Largo.

    ResponderEliminar
  4. Isso é uma grande verdade!
    O que os outros pensam sobre nós, de qualquer maneira sempre nos afecta, mas há pessoas que exageram, parece que vivem em função dos outros!
    Com o passar dos anos fui treinando isso em mim, viver sem o peso do olhar dos outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, libertarmo-nos desse "fardo", Micaela. :)

      Eliminar