sexta-feira, julho 31, 2020

Alves Redol e o "Comboio das Seis"...


Tenho tantos livros em casa que ainda não li, que as minhas escolhas para ler, são muito aleatórias. Quando "tropeço" num livro que me chama a atenção, pego nele e deixo-o na mesa de cabeceira.

Foi o que aconteceu com "Nasci com Passaporte de Turista e Outros Contos", de Alves Redol.

Devo confessar que, no começo não foi uma leitura muito entusiasmante (também é preciso preparar-nos para a leitura...). Mas quando as pessoas das vidas difíceis começaram a aparecer com as marcas do seu dia-a-dia sofrido, com a autenticidade e o humanismo que marcam todo o percurso literário de Redol, tudo se tornou mais intenso.

Gostei particularmente do "Comboio das Seis", por toda a magia que ele transporta (mesmo que o escritor ribatejano seja tudo menos um "mágico", no campo da literatura)...

(Fotografia de Luís Eme - Trafaria)

4 comentários:

  1. Olá Luis querido



    Também tenho alguns livros guardados que ainda não li.
    Acho que vou fazer o mesmo que você, colocar em um lugar bem visível...


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a melhor forma, Ani, de eles "conversarem connosco", ou pelo menos quererem "meter conversa". :)

      Eliminar
  2. A magia de Alves Redol está precisamente no seu realismo que nos dá grandes abanões!
    Este não conheço.
    Começo a lamentar não ter tempo para ler tudo o que gostava!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois dá, vai mesmo ao "osso" da vida das gentes da sua terra, Rosa.

      Não vale a pena lamentares. É apenas mais uma impossibilidade humana. :)

      Eliminar