quarta-feira, julho 08, 2020

Excelentes Realizadores e Actores para um Cinema Quase Inexistente...


O cinema português sobrevive há décadas, sobretudo graças à "carolice", e amor à arte, de uma grande parte dos nossos realizadores, muitos deles premiados internacionalmente, mas que nunca receberam o apoio que mereciam (a excepção que confirma a regra foi Manoel de Oliveira, que "fintou" toda a gente com a sua longevidade, continuando a realizar filmes depois dos 100 anos..).

Há quarenta anos que oiço falar de "promiscuidade" e "falta de transparência", na atribuição de subsídios por parte do Estado. Praticamente todos os realizadores que, podemos chamar de "consagrados", de Fernando Lopes a José Fonseca e Costa (que já não estão entre nós), passando por António-Pedro Vasconcelos, Luís Filipe Rocha, João Botelho, Joaquim Leitão, todos se queixaram e se sentiram prejudicados nestas últimas quatro décadas.

Esta falta de apoio fez com que se inventasse excessivamente, que se fizessem demasiados filmes com o menor custo possível. E o mais curioso, é que muitos deles foram premiados internacionalmente. Pois é, Pedro Costa, Margarida Cardoso, Miguel Gomes, Teresa Villaverde, Edgar Pêra, Manuel Mozos, Marco Martins,  João Pedro Rodrigues, Miguel Gonçalves Mendes, João Salaviza, Sérgio Tréfaut, Cláudia Tomaz e Ligia Teles, têm conseguido autênticos "milagres".

E também não deixa de ser curioso, que mesmo sem a existência de uma indústria, sempre houve actores que demonstraram grande talento para a sétima arte: Isabel Ruth, Nicolau Breyner, Laura Soveral, Canto e Castro, Rogério Samora, José Pinto, Rita Blanco, Vitor Norte, Alexandra Lencastre, Pedro Hestner Ferreira e Ana Padrão (entraram em dezenas de filmes desde Abril...), tal como outros mais jovens como Beatriz Batarda, Nuno Lopes, Soraia Chaves, Albano Jerónimo, Vitória Guerra ou Afonso Pimentel, têm deixado a sua "impressão digital", nos filmes em que participam.

É caso para dizer: temos excelentes realizadores e actores para um cinema quase inexistente...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)

1 comentário: