quarta-feira, julho 22, 2020

«Toda a gente que andou na escola sabe escrever»



Há verdades, que por terem tanto de absurdo" como de "lapalicianas", não nos merecem resposta. Provavelmente por não existir uma explicação simples para dar... e por se ser quase obrigatório a recorrer às monótonas discussões sobre "o sexo dos anjos"... 

O engraçado da questão é serem ditas por gente, a quem a falta de um neurónio (ou dois...) foi compensada por um quase orgulho, de terem tanto de ignorantes como de espertos.

O melhor mesmo é desmontar a frase logo de início, dizer que saber escrever letras não é a mesma coisa que escrever livros, mesmo que não percebam à primeira e à segunda. 

Segundo um meu amigo, quase filósofo, é esta nossa ausência de resposta que vai dando força a esta gentinha, que não têm nada de "pobres diabos" (apesar de algumas pessoas continuarem a insistir em lhe chamar coisas do género...). 

Eles vão experimentando tudo o que os possa fazer subir (de elevadores a teleféricos), até tiram "cursos de alpinismo", para conseguirem chegar ao alto da montanha, preparados para agarrar todas as oportunidades que "caiam do céu". 

E podem crer, se a oportunidade surgir eles estão lá, na primeira fila, mais que preparados para serem maus primeiros-ministros ou presidentes da república, como já acontece nas Américas...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

4 comentários:

  1. E têm sempre público a aplaudi-los!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Um país que se agacha a uma Cristina Ferreira que só sabe gritar e a um Jesus que nem gritar nem falar sabe, é sinal que temos de reflectir -é que somos nós que estamos em minoria e que se calhar eles é que têem futuro.
    Mas, atenção, este creio que será um fenómeno universal, pois de Espanha vem um exemplo que é das coisas mais rídiculas e mais fúteis que se possa imaginar -Georgina -é que esta fútil é capa em toda a Espanha...e Itália...dá que pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os portugueses preferem a distracção, pensar no que não importa e interessa, Severino.

      Mas a vida é muito mais que as Cristinas e os Jesuses.

      No nosso país não é uma coisa do outro mundo, ouvirmos alguém a chamar "coitadinho" ao Salgado...

      Eliminar