domingo, junho 10, 2018

Portugal, Futebol e Telenovelas...


Hoje Dia de Portugal, com as Comunidades, o Camões e até a "Raça", a um pequeno passo, apetece-me escrever sobre o absurdo de toda esta "futebolização" televisiva, que consegue dar cabo da paciência a qualquer pessoa, por muito que goste de futebol.

Eu pergunto: será que os principais clubes (Benfica, Sporting e Porto) são assim tão importantes para a maioria dos portugueses, ao ponto de serem notícia em todos os canais televisivos noticiosos? Acredito que não. E vou mais longe, passávamos todos bem melhor sem termos de assistir, de "camarote", a todas estas misérias alheias.

É por isso que não percebo todo este "tempo de antena", muito menos a atenção que se dá ao "ditador de Alvalade", que ofende diariamente a inteligência de qualquer pessoa com as suas intervenções, até por normalmente não responder às questões que lhe são colocadas. Só por este pequeno grande pormenor, os jornalistas deveriam virar-lhes costas e deixarem-no a falar sozinho. Se gosta de discursar horas e horas para as câmaras (à boa maneira "fedeliana"), tem a televisão do seu clube, aliás, a única que recomendou aos sportinguistas...

Quem esteja de fora, deve pensar que anda tudo maluco. E deve questionar-se: como é possível perderem-se tantas horas, com insignificâncias, que não contribuem com nada de positivo, para o nosso país? Até porque há muito que  estes acontecimentos deixaram de ser tratados como notícias. São sim, meros "folhetins de telenovelas"...

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. De facto também eu gosto ou pelo menos aprendi a gostar de futebol, mas até por isso subscrevo o que o caro Luís Eme escreve com relação ao genérico tempo de antena dispensado ao futebol, cujo como costuma dizer um familiar meu: _ "em televisão nunca há tempo para nada, mas para o futebol o tempo parece ser infinito..."; tal como ainda subscrevo o que escreve com relação à aberração de presidente leonino, que inclusive aquando do seu conselho/imposição aos sócios leoninos para só assistirem ao canal do clube eu imediatamente disse que: "os meios de comunicação generalistas lhe deviam voltar literalmente as costas", mesmo que naturalmente noticiando algo transcendente relativo ao clube e com verdadeiro interesse público, mas por exemplo não cobrindo as aberrantes conferências de imprensa, que no fundo não passam de meras, confusas, enfadonhas, intragáveis declarações unilateralistas do sr. Presidente... salvo que estas últimas sejam de verdadeiro interesse público!?
    Enfim, com tudo o imensamente bom que este País tem e/ou é, creio que o mesmo também é o que e como reflete a comunicação social, desde logo com relação ao futebol _ paixão nacional!!!
    Excelente resto de Domingo
    Abraço
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é diferente, Vitor...

      Nunca houve tantos especialistas no "chuto da bola". E também nunca pareceu "valer tudo" como agora...

      Talvez matem o futebol, um dia destes...

      Eliminar
  2. Sempre gostei de futebol, mas nunca de exageros. E já é um exagero que cada vez que um dos chamados grandes perde, a TV leve uma semana a falar nisso em todos os telejornais. O que se passa agora com o Sporting, bate todos os recordes, da estupidez, da parte do "ditador" mas também dos jornalistas que parece não terem mais nenhuma notícia para dar.
    Um abraço, resto de bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais que exagero, Elvira.

      É a alienação completa...

      Eliminar
  3. Não se aguenta!!!! Já pouca televisão vejo - parece que me estou a afastar do mundo.... RAÇO DE FUTEBOL!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A informação é cada vez mais o espectáculo, mesmo que seja sobre o "nada", Graça.

      Querem pensar e falar por nós.

      É muito triste o que está a acontecer.

      Eliminar