quarta-feira, junho 06, 2018

Gostar de Palavras como "Descobrimentos"...


Sempre gostei de história e de "estórias". Isso explica em grande parte que tenha escolhido este curso no mundo universitário e que também já tenha alguma obra publicada, neste campo aberto, povoado de documentos e memórias.

Tenho acompanhado com alguma leveza a discussão em torno do "Museu dos Descobrimentos" (palavra que faz cócegas a muitos "puristas"...), que outros preferem que seja das Descobertas, da Expansão ou ainda da História de Portugal.

Mesmo sabendo que a história que nos ensinaram na escola até ao secundário estava muito ficcionada (alguns resquícios do Estado Novo ainda se mantiveram presentes algum tempo depois de Abril...), não nos devemos envergonhar do que fizemos há quinhentos anos, até porque o que ficou para o Mundo é bem mais importante que outros legados, que não nos deixam nada orgulhosos, como povo.

É por isso que gosto da palavra "Descobrimentos", pelo seu peso histórico e social. Nunca achei, nem acho, que seja necessário arranjar-lhe sinónimos (como "Achamento" ou outra coisa qualquer...), para agradar aos outros ou por Salazar ter usado e abusado tanto deste nosso passado mais glorioso, quase sempre em nome de um "império caduco" e não pela importância universal que tivemos como navegadores e "descobridores"...

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. é uma palavra que também gosto muito, essa e todas a que dela derivam.

    ResponderEliminar
  2. Gosto da palavra. Não entendo essa coisa de quererem alterar o que foi a nossa história.
    Mesmo com todas as asneiras que se fizeram depois, os descobrimentos deram-nos uma grandeza mundial, e não me refiro como é óbvio ao tamanho das colónias.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manias de quem se acha muito "sabão", Elvira. :)

      Eliminar