domingo, março 11, 2018

O Benfica, a Clubite, a Justiça e o Jornalismo de Sarjeta


Tenho evitado falar sobre o que se tem passado com o Benfica nos últimos tempos, com o clube a ser vitima de uma campanha de "desinformação" e "intoxicação", sem paralelo no nosso país, por parte dos dois clubes rivais (querem evitar o "penta" a todo o custo...). Campanha que se tem estendido a algum jornalismo que se alimenta sobretudo das "meias-verdades" e meias-mentiras", com manchetes e capas fabricadas diariamente (mesmo que os títulos muitas vezes tenham pouco a ver com o conteúdo das notícias...), com um único objectivo: vender gato por lebre.

A campanha começou com os "vouchers", depois foram os "e-mails"  e agora são "toupeiras"...

Embora não procure desvalorizar as investigações em curso - nem inocentar ninguém -, faz-me um bocado confusão a leitura que se está a fazer deste último processo. Por mais voltas que dê, não consigo perceber  a posição de algum jornalismo, tão "escandalizado com as toupeiras", quando eles são useiros e vezeiros na utilização dos mesmos métodos, conseguindo ter acesso a partes de processos em segredo de justiça, que só podem ser divulgados pelos vários agentes envolvidos na respectiva investigação (ministério público, polícia judiciária e tribunais...).

Do ponto de vista criminal, não consigo perceber a diferença que existe entre um dirigente desportivo e um jornalista, quando ambos utilizam os mesmos métodos para se apropriarem de informação privilegiada fornecida por terceiros, para benefício próprio. 

(Ilustração de Otto Lange)

4 comentários:

  1. O dinheiro e os interesses que actualmente a (como agora se designa) indústria do futebol movimenta sobrepõe-se a tudo e a todos e até ao gosto que era ser do Sporting ou do Benfica (ou de qualquer outro clube inserido no sistema). A Máfia é tão grande que até nos fica mal estarmos a defender entidades que já não são nem o Benfica nem o Sporting de que realmente gostamos.

    O Benfica, o Sporting, o Porto, etc.como clubes de que gostávamos, acabaram!

    Obviamente que continuamos a gostar que o nosso clube ganhe, mas apenas e só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema que pretendo focar não é o "amor clubistico", Severino.

      É sim a forma como funciona a justiça e o jornalismo. Nunca se condenou (e absolveu...) tanta gente na "praça pública".

      Os jornais e as televisões estão cheios de "meias-verdades" e "meias-mentiras".

      Não podemos continuar a assistir a tantas fugas no segredo de justiça, e quase todas elas com um propósito, destruir as investigações em curso.

      Ou seja, a maior parte das vezes, protegem (ou desviam as atenções) sobre os culpados, graças a alguns bandidos que trabalham nos tribunais e nos meios de comunicação social.

      Eliminar
    2. Sem dúvida Caro Luís os mafiosos comandam em todo o lado onde possam sugar...a tudo se sobrepõem.

      Eliminar
    3. O mundo que temos, infelizmente, Severino...

      Eliminar