terça-feira, junho 20, 2017

Somos Quase Sempre Mais Esquecidos do que Devemos...


Não foi só agora que reparei, que o tempo passou por ele, e nunca foi bafejado por nenhuma homenagem, apesar de possuir qualidades humanas pouco comuns, mesmo numa cidade que se diz solidária. 

Faltou-lhe ser "camarada" (mesmo que fosse desses fingidos...), para ser olhado com olhos de ver pelo "poder". Nada que o incomode ou incomodasse...

Faltou-lhe ser "lambe-botas", andar por aí de sorriso aberto para tudo e para todos. Mas o pior foi dizer sempre tudo o que lhe ia na alma, sem se preocupar com os que o olhavam de lado, por detestarem a verdade.

O mais curioso tem sido a sua participação activa em inúmeras homenagens aos "outros" (vários deles nunca lhe chegaram aos calcanhares...). "Outros" que nunca se lembram dele..
.
É também por isso que quando olha à sua volta, sente que a sua maior medalha foi nunca ter recebido qualquer insígnia do Município.

Olho para ele e sinto que o "mundo" nunca se preparou para lhe agradecer. Sempre  gostou mais do homens agradáveis, de sorriso e palavra fácil, mas que fogem sempre que podem das  "nuvens" que aparecem no ar e cheiram a problemas...

Este mundo quase de fantasia (hipocrisia é mais real...) não gosta de quem prefere o anonimato e a sombra, quem é incapaz de distribuir sorrisos na rua, apenas por que sim, nem de quem ajuda quem necessita com discrição, ao ponto de ser capaz de fazer uma cara feia ou dizer uma frase de mau gosto, só para que não o encham de agradecimentos.

Eu sei que este é o "mundo" que temos, mas não precisava de ser tão injusto...

(Fotografia de Xavier Miserachs)

6 comentários:

  1. Luís, será daqueles casos em que, se um dia estiver muito mal ou morra, apressam-se a fazer uma saloiada para ficar bem na fotografia? A esse propósito, já ouvi demasiadas vezes "... antes que o gajo morra..."
    Também é por isso que sou muito avessa a homenagens póstumas ou em situações limite, se outras não aconteceram antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Isabel.

      E a velha história, de que "mais vale tarde que nunca..."

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sim, para os homenageados as possam saborear, laura. :)

      Eliminar
  3. "O mais curioso tem sido a sua participação activa em inúmeras homenagens aos "outros" (vários deles nunca lhe chegaram aos calcanhares...). "Outros" que nunca se lembram dele..."
    Não há o que acrescentar a este libelo contra a hipocrisia da sociedade. E o que há de papagaio de pirata é uma grandeza.
    Forte abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora ainda é pior, José Carlos.

      O egoísmo e o individualismo estão mesmo a prevalecer. Os mediocres protegem os mediocres e sempre que podem empurram para longe quem tem valor e dignidade...

      Isso explica o facto de sermos tão mal governados há décadas.

      Eliminar