domingo, junho 18, 2017

Do Paraíso ao Inferno em Poucas Horas...

O estado de graça do nosso país abanou no dia de ontem, com um dos incêndios mais mortíferos que se conhecem, no nosso território.

Sempre que acontece uma desgraça, uma das palavras que mais se utiliza para justificar o injustificável é Destino. É uma palavra quase com capacidade para "embrulhar" todas as desgraças do nosso dia a dia, pelo seu sentido quase divino, capaz de ultrapassar a vontade dos "mortais".

Embora não existam muitas palavras para dizer ou escrever o que quer que seja, sobre o que aconteceu ontem, incomoda-me que se utilize no nosso país, vezes demais, as palavras destino e saudade (fora das letras do fado...), para "fecho de contas".

Neste caso particular, se fosse utilizada com um carácter prático (fora dos discursos de Verão dos políticos...), a palavra Prevenção, sei que não se estariam a chorar todos estes mortos...

(Fotografia retirada do site do "D. Notícias")

7 comentários:

  1. Teriam sido tomadas algumas medidas preventivas desde o ano passado? Pelo que acabei de ler foi devido a uma trovoada seca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, Catarina.

      Basta andarmos pelas estradas de norte a sul para percebermos o que não se faz na prevenção. E mesmo nas próprias aldeias, não se lima o mato perto das casas...

      Eliminar
  2. Estou chocada, Luís. Nem tenho palavras...
    Uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há muitas palavras, Graça.

      Mas é demasiado desleixo, demasiado deixa andar.

      Eliminar
  3. Gasta-se demasiado dinheiro no Verão com os incêndios e muito pouco, ou nenhum no resto do ano com prevenção. Ninguém pode prever um estertor da natureza. Mas uma prevenção atempada, talvez evitasse que a tragédia fosse tão grande.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha, Elvira.

      Não gostam de ouvir, mas há demasiados interesses nisto tudo. O dinheiro é mais importante que o país.

      Eliminar
  4. não tenho palavras...a tristeza, a raiva e a dor não tem tamanho...

    :(

    ResponderEliminar