sábado, junho 24, 2017

Gostar de Liberdade e Abominar a Censura...


Há algum tempo que não era confrontado com um comentário anónimo nos meus blogues. Aconteceu ontem.

Não tive muitas dúvidas no que fazer. Só há duas razões que me impedem de  publicar comentários anónimos: serem ofensivos ou estarem completamente fora do contexto do que se pede para ser comentado.

Para mim um "anónimo" é ninguém. É alguém que tem medo de ser livre, tem medo de assumir aquilo que lhe vai na alma.

E é isso que faz com que continue sem perceber por que razão as pessoas se refugiam na anonimato para expressarem os seus pontos de vista, mesmo que sejam diferentes dos nossos. E é também por isso que não respondo a comentários anónimos.

Isso chama-se liberdade de expressão e era muito bom que se praticasse mais no nosso país, com coragem e seriedade, sem este hábito "pequenino" de se encherem as caixas de comentários dos jornais, de blogues e das redes sociais de "lixo".

(Fotografia de Luís Eme)

12 comentários:

  1. "lixo" também vem ter ao meu blogue. Tantas e tantas vezes. Concordo contigo, Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes não é "lixo", Graça. Mais uma razão para as pessoas não se "esconderem"...

      Eliminar
  2. Luís, a minha opinião sobre isto já é conhecida.
    Detesto anónimos e não me façam perguntas sobre se respeito anónimos, que é assunto em que não estou interessada em pensar.
    Publico sempre e respondo a todos os comentários, mesmo que sejam ofensivos (a mim ou a outras pessoas), que até já aconteceu isto de serem ofensivos. Porque entendo dever enfrentar as palavras de quem mete os pés nesta praia e porque considero não dever esconder-me por causa da estupidez de engraçadinhos.
    Não sei se é por isto que a minha anónima de estimação (sim, era mulher, que eu topei-lhe o jeito) não aparece há uma série de tempo... Talvez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não penso como tu, Isabel.

      Ao não responder estou a tentar fazer perceber que prefiro falar com as paredes que com "ninguém"...

      Eliminar
  3. Poderiam utilizar pseudónimos e deixariam de ser anónimos. : ) Há uma certa tendência para o insulto nesta blogosfera, é verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso dessa forma, Catarina.

      Se querem preservar a identidade criem um "nick-name".

      Eliminar
  4. Também me têm aparecido alguns anónimos, Luís. Como nunca tive nenhum ofensivo e, por vezes, são de alguém que não tem blog, nunca os apago. Publico-os e até lhes respondo. Não vejo muita diferença entre um perfil, que na maioria das vezes não diz nada, de um comentário anónimo.
    Mas, claro, isto é a minha opinião e vale o que vale.

    Tenha um bom Domingo e excelente semana semana, Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema para mim é as pessoas quererem ser "ninguém", Janita.

      Não me preocupo que tenham um "nick-name", o importante é serem "alguém".

      Eliminar
  5. estava a pensar o mesmo que a Janita, alguns anónimos podem ser apenas pessoas sem blogue e não haver grande diferença com um perfil bastante anónimo também..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas podem não ter blogue mas têm um nome, ou então assinam com um pseudónimo, Gábi.

      Para mim faz toda a diferença.

      Mas cada um de nós é livre de pensar de forma diferente.

      Eliminar
  6. a diferença entre um pseudónimo e um anónimo é muito pouca, na minha opinião. não me incomodam os anónimos, por essa razão.
    boa noite, Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é grande, Ana.

      Não consigo perceber que alguém escreva o que quer que seja, sem nome. Prefiro que assine como o "Zé dos Anzóis".

      Eliminar