sábado, novembro 05, 2016

Estranhas Formas de Protestar...


Na sexta-feira também acabámos por falar sobre o péssimo serviço que os funcionários do metro têm prestado a todos aqueles que são forçados a utilizar este tipo de transporte diariamente.

Fui "apanhado na curva" dois dias e não achei muita piada aos anúncios de perturbações nas linhas por que os trabalhadores estavam em plenário. Agora imagino aqueles que utilizam este transporte todos os dias...

Por mais argumentos que coloquem em cima da mesa, não aceito as formas de protesto escolhidas pelos trabalhadores da generalidade dos transportes, em que prejudicam essencialmente os utentes dos transportes. Que tem ainda outro contra, em vez de estes ficaram solidários com as suas lutas, ficam revoltados porque além de chegarem atrasados aos locais de trabalho, são forçados a viajar dentro de carruagens superlotadas, tal como acontecia há duas décadas, sem qualquer necessidade...

(Fotografia de Luís Eme)

9 comentários:

  1. Luís, que formas audíveis de protesto conheces que não prejudiquem os utentes?

    Fala uma utente assídua de transportes públicos e que já foi utente diária durante vinte e tal anos.

    E não estou a dizer que não tens razão. Primeiro, estou a questionar.

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    1. Várias, Isabel.

      E se fizessem panfletos e os espalhassem pelos utentes, denunciando os problemas que existem e não são resolvidos, laborais e da empresa, puxando as pessoas para a sua luta?

      É que estas "falsas paralisações" só prejudicam as pessoas, que acabam por nem estarem a par daquilo que é pretendido...

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    2. Então manter o funcionamento do transporte e não fazer qualquer tipo de cobrança (de bilhetes) nao seria uma forma de protesto? ou não há tomates e bate-se (sempre) na parte mais fraca...sim, porque o único prejudicado é o público (inclusivamente aquele que já pagou o seu bilhete)

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    3. Pois, dar uns papéis que ninguém vai ler e deixar de cobrar bilhetes que é motivo de despedimento com justa causa. Atão e melhores ideias?

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    4. Motivo de despedimento com justa causa? mas quem é que disse isso? e caríssimo para grandes males grandes remédios...ou terão que ser as pessoas que trabalham e que já pagaram os bilhestes/passes que terão de continuar a amochar?

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    5. Ideias? mas, ainda por cima, quem terá que dar ideias serão, aqueles que são sempre os grandes prejudicados? Ó Caríssimo, quem terá de dar ideias serão obviamente os principais interessados.

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  2. Os utentes é que sofrem os protestos deles. Aqui no Barreiro é raro o mês em que não há pelo menos um plenário. Felizmente que sempre começam às 9, quando a esmagadora maioria dos utentes que trabalham em Lisboa e precisam dos autocarros para o barco, já estão a chegar aos seus empregos.
    Um abraço e bom fim-de-semana

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    1. Parece que querem ter as pessoas contra eles, Elvira.

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  3. Sim, claro, eu sou utilizador diário e claro que me incomoda. Mas incomodam-me mais os atrasos diários, as faltas de carruagens nalgumas linhas e a partir de determinadas horas - por acaso quando muitos dos mais desqualificados regressam a casa de onde saíram Às 6h da manhã. Escadas rolantes paradas, elevadores avariados, bilheteiras sem funcionários.

    Sugestões para os plenários não me maçarem e sim às administrações, há?

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