terça-feira, junho 21, 2016

Cristiano Ronaldo é Grande Mesmo no Chão (a minha legenda da fotografia)

Cheguei à pouco a casa. Liguei a televisão e estavam a transmitir a chegada, partida ou outra coisa qualquer do autocarro da selecção, como se isso fosse o que de mais importante se passa no "mundo". Desliguei a máquina de imagens e liguei a de sons.

Eu que gosto de futebol começo a sentir-me incomodado com tanta "loucura", com tantos excessos, com tantas cambalhotas, com tantas passagens de besta em bestial e vice versa em minutos.

Agora tornou-se moda o "tiro ao Ronaldo", como se ele fosse culpado de todos os males do mundo e também os da selecção.

Eu gosto dele, e não é apenas por ele ser um campeão. É também por saber que para lá do tipo vaidoso que beija todos os espelhos que encontra, se encontra um gajo porreiro, que nunca quis ser um "príncipe" de nada, apenas continua a querer ser o melhor futebolista do mundo. Mas ninguém consegue ser o melhor todos os dias... 

E é óbvio que ele não está a cem por cento. Só se falham livres e até uma grande penalidade quando a confiança está abaixo dos níveis normais...

É por isso é que era bom que o "fardo" da selecção fosse repartido por todos, e não carregado apenas pelo mesmo de sempre, que está longe de ser o dono da bola (como tantos dizem...). É simplesmente o nosso melhor jogador de sempre.

Não sei se Portugal amanhã ganha. Espero que sim, como a maior parte dos portugueses (ainda que isso represente mais dias de loucura e doença...). 

Mas pensava que o seleccionador era mais inteligente. Mesmo que seja campeão europeu (como diz que vai ser...) nunca irei perceber porque razão não apostou no meio-campo do Sporting (William, Adrien e João Mário), que jogam quase de olhos fechados uns com os outros, entre outras aselhices...

(Fotografia de autor desconhecido)

4 comentários:

  1. Fez o mesmo que Scolari quando no Europeu de 2004 não quis utilizar os jogadores do Porto. Scolari depois de desaire do primeiro jogo emendou a mão. Fernando Santos não o fez.
    Do Ronaldo não falo. O meu santo não cruza com o dele, não quero confusões.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Atenção que eu adoro Futebol, gosto de falar de futebol e sigo quase religiosamente este Euro 2016 e acho que Ronaldo é realmente um jogador fantástico; contudo, não deixo de ficar taciturno quando vejo e oiço os nossos adeptos (emigrantes então nem se fala) serem entrevistados -que tristeza, que absoluta ignorância, é atrozmente confrangedor-.

    Um desabafo - muito mal vai um país quando se pretende transformar em herói desse país um jogador de futebol; mas atenção, não é só em Portugal que isto acontece, e isso é que nos deveria pôr a pensar...isto é global; será que tais circunstâncias não contribuirão para que um governo "socialista", onde se realiza o Euro 2016, tente publicar leis do trabalho que farão regredir os direitos das gentes trabalhadoras desse país (e não só, atenção...) dezenas e dezenas de anos? Mas os franceses parece-me, felizmente, que estão a dar uma boa resposta e certamente não o irão permitir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que dizes, Severino.

      E noto que os nossos adeptos, mesmo em maioria, são facilmente engolidos pelos adeptos adversários no apoio à equipa.

      Só somos bons a apoiar quando estamos a vencer...

      Mas o futebol é isto... e agora até faz correr e saltar o presidente da República...

      Eliminar