quinta-feira, março 24, 2016

«De lágrimas de crocodilo está o mundo cheio.»


Enquanto bebíamos café a televisão continuava com ligação directa a Bruxelas.

Comentámos mais uma vez de forma crítica  toda esta "intoxicação televisiva", com repetições de imagens, entrevistas a vitimas dos atentados e também a todos aqueles que gostam de dar um ar da sua graça e de se candidatarem a "heróis".

As emoções e as palavras de circunstância dos políticos foram o alvo da Rita que exclamou: «de lágrimas de crocodilo está o mundo cheio.»

O Carlos foi ainda mais incisivo sobre os governantes europeus: «são uns merdosos que passam a vida a alimentar todo este circo de hipocrisia, incapazes de resolver o que quer que seja.»

Eu limitei-me a ouvir, cansado e farto disto tudo. Até por saber que eles estão certos. Tenho cada vez mais a sensação de que as grandes potências europeias apenas fingem estar preocupadas com o clima de medo e de desconfiança que se vai instalando um pouco por todo o lado.

(Fotografia de Luís Eme)

8 comentários:

  1. Verdade nua e crua, isso que disseram os seus filhos, Luís!

    Quanto ao seu último parágrafo, só me ocorre dizer o que dizem os brasileiros:---"Pimenta no -- dos outros, para 'eles'- os donos do mundo - é refresco"!

    A foto é bonita, é!! A vida de lazer e prazer continua!...Que a vida é curta e o sol de Inverno é muito bom!! :)

    ResponderEliminar
  2. Janita, o Carlos e a Rita são amigos, gente crescida.

    (não tenho destas conversas com os meus filhos, que têm 17 e 11 anos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu filho já não é propriamente uma criança, Luís! E, "conversas destas" - que, afinal, são realidades do domínio público, um rapaz de 17 anos já deve sabe abordar e ter opinião, penso eu!

      De qualquer maneira, agradeço o esclarecimento.

      Eliminar
    2. Claro que sim, Janita.

      O que eu queria dizer é que não forço este tipo de conversa com eles. Claro que quando não percebem alguma coisa e querem saber, sou todo ouvidos.

      Eliminar
  3. Luís, foi neste sítio que tomaste café?
    Olha que bela esplanada. Onde fica?

    Pior, 'eles' querem é amedrontar-nos mais, chafurdando na desgraça alheia, sem olhar a meios, sem qualquer respeito pela privacidade.
    Não viste telejornais e afins entupidos com exposição muito próxima das pessoas, a ponto de não haver dúvidas quanto à sua identificação, nalguns casos com filmagens de amadores, com corpos desnudados a jorrar sangue, pessoas desesperadas com uma câmara de filmar em cima da cara... Mas o que é isto? Onde enfiaram a ética? Vale tudo para vender jornais e subir audiências? Será que se pretende que a dor seja banalizada?
    "O mundo anda perigoso", como disse uma poetisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Isabel.

      Esta esplanada fica junto ao Miradouro de Santa Luzia, perto do Castelo (Lisboa).

      Anda o mundo e andam algumas pessoas (que parecem já ser muitas).

      Eliminar
  4. estou tão farta do "circo montado", que até já me parece que os jornalistas exalam um brilho de contentamento. as audiências sempre a subir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha, exploram e secam tudo, Flor.(:

      Eliminar