segunda-feira, setembro 08, 2014

Fora de Moda


Há muito tempo que sei ser um sujeito fora de moda.

E não é por gostar dos anos vinte ou de Paris (a escolha da ilustração de Helena Lam foi quase aleatória, mas não deixou de ser uma boa escolha...).

A Rita foi ao cabeleireiro no fim de semana. Apareceu com o cabelo mais curto e penteado de lado. Não lhe disse nada embora me apetecesse dizer-lhe que tinha gostado da mudança.

Pensei na necessidade que as mulheres têm de mudar e nós menos (muito menos). São só espelhos à sua volta, até nos cartazes de publicidade espalhados pela Cidade, com roupas, perfumes, cremes ou outra coisa quaisquer, sempre com o brilho da beleza feminina a despontar.

Mas um sujeito que fala sem se cansar (a canseira fica sempre para os outros...), disse, «desculpe Rita, o seu marido que me perdoe, mas esse penteado carrega-a com mais dez, vinte anos.» Ela olhou para mim e eu sorri-lhe, quase que a dizer que era mentira e com um gesto acrescentei que o tipo tinha um problema qualquer na cachimónia. E depois ela respondeu-lhe: «foi essa a intenção, ficar mais mulher, deixar de ser a Ritinha.»

Quando ele nos deixou fui capaz de lhe dizer que estava gira. E que eu nem era tipo para gostar de mulheres mais velhas. Ela sorriu-me e disse que pagava o café depois do almoço.

8 comentários:

  1. Gostei do texto.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. O sujeito que fala sem se cansar não foi lá muito delicado. No entanto, o lado positivo do comentário foi o de libertar o elogio que estava atravessado na garganta do Luis... :)

    ResponderEliminar
  3. Cumplicidades.... Ai o amor!...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. há por ai muita gente que acha que pode dizer quase tudo, Luísa.

    a simpatia não custa quase nada.:)

    ResponderEliminar
  5. mais cumplicidades, Graça. :)

    (o amor até pode ser um estorvo nestes casos)

    ResponderEliminar
  6. ai que texto!
    devias ter dito logo, que ela estava mais bonita.
    gostei muito de ler este.

    (estou a pensar mudar o corte)

    :) ;) ; )

    ResponderEliminar
  7. nem sempre dizemos o que devemos, Piedade. :)

    ResponderEliminar