segunda-feira, julho 01, 2013

O Futebol com Arte


Tinha pensado montar uma "montra de livros" aqui no "Largo", mas fui "atraiçoado" pela final da Taça das Confederações de Futebol, que o Brasil conquistou ontem, frente à Espanha, com todo o mérito.

Esta competição teve uma coisa muito positiva, apresentou Neymar ao mundo.

E Neymar é mesmo artista, está no patamar dos craques de excepção e penso que num futuro próximo será melhor que Messi e Cristiano Ronaldo. Digo isto porque tem a velocidade de Ronaldo, a arte de Messi, mas tem algo que falta aos dois, a beleza estonteante que imprime a cada lance de ataque.

Com 21 anos de idade, já é muito superior a ambos, quando tinham esta idade.

E também gostei de ver o Brasil derrotar a Espanha, talvez por algum "portuguesismo" e por estar farto daquele jogo curto de "cabine telefónica".

Depois do que aconteceu na última época em Espanha, não consigo ver em Casillas o bom guarda-redes de outros tempos, muito menos apreciar o bom futebol de Xavi e Iniesta, provavelmente por se terem metido em "guerras" que não são as suas, tendo sempre Mourinho como alvo.

13 comentários:

  1. Com arte, sim, Luis, e elegância! Mas, pra mim foi uma espécie de revanche luso-brasileira daquela copa na Africa do Sul e deste futebol sem charme que os espanhóis andam jogando. Saí de camiseta do Brasil, pus bandeira na janela e sabe o que, silêncio absoluto. E uns olhares rancorosos, nada mais... Exceto por algumas (Apenas algumas) amigas da nataçao que demosntraram alegria, o resto, aquela coisa que chamamos de "dor de cotovelo" no Brasil. Valeu muito, sobretudo pelo momento político e social que vivemos hoje no Brasil. Até o Felipão teve a sensibildade de mencionar os problemas, ainda que indiretamente, no final. E foi bonito mesmo, aqueles meninos tao jovens arrebentando com elegância e fairplay, tudo que precisávamos que políticos e outros quetais fizessem!

    Beijo grande e me alegro muito por poder partilhar contigo. SObretudo, por seres um especialista em conteúdo sobre o esporte bretão!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís.
    Perfeitamente de acordo com o texto. Também vi o jogo e gostei da arte de Neymar e da selecção do Brasil. Scolari não é (na minha opinião um grande treinador) mas tem algo de mágico a construir equipas.

    ResponderEliminar
  3. O primeiro golo a menos de dois minutos do início do jogo foi totalmente inesperado! Ganda golo! : )

    ResponderEliminar
  4. Luis o lema do futebol de Neymar é "ousadia e alegria". Quando se descreve diz "sou apenas mais um menino jogando futebol".

    abraços deste lado do mar.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, no futebol,as adversidades
    obrigam metades opostas a formarem inteiros, tarde ou cedo[basta uma convocação].

    [gosto da ginga e leveza de Neymar, tomara que não se perca]


    abç

    ResponderEliminar
  6. o Brasil tem uma das melhores equipas dos últimos anos, e não é apenas Neymar, Lóri.

    Neymar é o perfume e a magia, que tornam o futebol mais bonito. :)

    ResponderEliminar
  7. sim, Carlos.

    Scolari tem limitações em termos técnicos e tácticos, mas é um grande condutor de homens, muitas vezes o mais importante, pelo menos nas selecções, em que se treina muito pouco...

    ResponderEliminar
  8. o futebol é isso, Catarina.

    é como os golos aos 92 e 93 minutos...

    ResponderEliminar
  9. sim, Pitanga, muita alegria, "muito samba", e claro, muito génio. :)

    ResponderEliminar
  10. acho que não, Margoh.

    o Neymar parece ser "grande" no seu dia a dia, sem querer ser dono de qualquer mundo.

    ResponderEliminar
  11. :)

    Deu gosto, eu sempre achei o Neymar um cai-cai, mas a ida dele ao Barça só lhe fez bem, mesmo não sendo uma expert, prevejo um futuro brilhante. Ah, e sofri horrores durante o jogo, gritei muito quando David Luis defendeu aquela bola, com aquela defesa, pra mim, foram 4x0. :)

    Beijos, Luis

    ResponderEliminar
  12. Ah, e Fred é O cara! Pena que jogue no Fluminense. rsrs

    Beijos de novo

    ResponderEliminar
  13. é um craque mesmo, Cris. :)

    ResponderEliminar