sábado, agosto 04, 2012

Uma Outra Revolução


Quase que não se fala da "revolução" higiénica que se fez de Norte a Sul, depois de Abril de 1974. Apesar de não ter chegado a todos os lugares - pelo que de vez em quando se ouve falar na televisão -, mudou completamente o paradigma das famílias menos abastadas.

De vez enquanto surge uma ou outra reportagem sobre as "vilas" (aglomerados de anexos, sem grandes condições de habitabilidade...), especialmente das partes antigas de Lisboa ou Porto, onde ainda existem habitações sem casa de banho. A sanita continua a ser uma pia exterior e os banhos são feitos utilizando o alguidar ou com um duche desmontável (de pendurar...), no interior das casas, mas isso só confirma a regra.

Mas as grandes diferenças verificam-se nas aldeias, onde os seus habitantes mais idosos cresceram sem este "luxo" e agora todos têm  a sua casinha de banho.

Mas se a electricidade e a água canalizada não chegavam à maior parte das aldeias do país, muito menos chegaria o saneamento...

O óleo é de Pierre de Mougins.

2 comentários:

  1. Foi uma revolução social e cultural e de toda a espécie. Porque nós estávamos, de facto, muito, muito atrasados a todos os níveis! Por isso "vou aos arames" quando oiço dizer que "antigamente não estávamos tão mal como agora", ou aleivosices idênticas.

    ResponderEliminar
  2. ainda hoje falei nisso, Graça.

    não é comparável sequer.

    ResponderEliminar