domingo, novembro 14, 2010

Kátia Guerreiro no Coliseu

Graças a uma simples frase, ganhei um bilhete duplo para o concerto de Kátia Guerreiro no Coliseu dos Recreios, de ontem à noite.

Mas não pensem que se tratou de um passatempo da rádio, foi sim, do blogue
Acto Falhado, graças à amabilidade de Rita Ferro e de Isabel Rocha.

A frase foi isso mesmo, uma simples frase: «Kátia, és uma das grandes responsáveis pelo fado se ter tornado uma canção mais viva e menos pesada, sem perder o mais importante, a sua alma (tão nossa).»

Poderia ter sido um pouco mais elaborada, reconheço. O seu conteúdo para mim faz todo o sentido, pois lembro-me que com o aparecimento da Kátia Guerreiro e da Cristina Branco, o fado melhorou a sua poética e diversificou a sua musicalidade, acrescentando qualidade ao fado. E hoje temos fadistas muito bons (como nunca tivemos na história do fado), que mantêm viva a "chama" acesa pela Amália por todos os cantos do mundo...

O concerto foi muito bom, a recepção da Rita e dos seus amigos no seu camarote, do melhor que podemos desejar (apesar de ter sido vitima minutos antes dos "amigos do alheio"...).
Continuo a achar que o Coliseu é a melhor sala para concertos, pois cria um ambiente de grande intimidade entre os artistas e o público.

Obrigado Rita!

4 comentários:

  1. A qualidade dos jovens fadistas, acho, que se deve muito ao aparecimento dos Madredeus e da sua vocalista Teresa Salgueiro.

    ResponderEliminar
  2. Um belo serão!
    Mas o meu também não foi mau a ouvir fado mas de Coimbra, por uma boa causa...
    Gosto muito de fado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. sim, Carlos, deve-se a vários factores, inclusive ao êxito mundial dos madredeus.

    hoje além de termos excelentes fadistas, também temos bons guitarristas.

    felizmente a renovação trouxe mais qualidade para o fado.

    ResponderEliminar
  4. pois não, o fado aquece e estremece a alma, Rosa...

    ResponderEliminar