sexta-feira, outubro 29, 2010

Provavelmente sim, ou Talvez não...

O Mohamed qualquer coisa passou quase ao nosso lado acompanhado por uma das suas sete mulheres, que o seguia atrás, de cabeça baixa.

Américo ia fazendo desaparecer um cigarro, ao mesmo tempo que criava nuvens à volta da nossa mesa da esplanada. Calado e desatento à nossa conversa, foi o único que o viu passar e disse:

«O sonho secreto de todos os homens, mesmo que finjam que não, é ter um "harém", por muito pequeno que seja.»

Só percebemos o porquê da frase, quando ele nos apontou com o olhar o comerciante das arábias, que atravessava a rua na passadeira mais próxima.

A frase interrompeu a conversa ligeira sobre a greve dos árbitros e animou a mesa, como animam quase todas as conversas que metem mulheres, nas mesas de homens. O primeiro a responder ao Américo foi o Adriano:

«Acho que sim. E porque não o sonho também de muitas mulheres? Quando pensamos melhor, esta possibilidade de mudar, às vezes dá um certo jeito...»

A conversa manteve-se animada até que o "pacheco pereira" de Cacilhas se intrometeu, para nos chamar à razão:

«Se uma mulher já nos dá tantos trabalhos, imaginem meia dúzia...»

Voltámos a perder o sorriso e a falar, desta vez não de árbitros, mas da canção do Zé Mário Branco sobre o pesadelo do FMI, que se aproximava, cada vez mais, do nosso cantinho...
Fiquei a pensar que o mundo era mais giro e alegre sem a presença dos "pachecos pereiras"...
O óleo é de Pierre de Mougins.

2 comentários:

  1. Há tempos li que uma “empresária” chinesa, senhora de 40 e tal anos, mantinha, numa espécie de “armazém”, 16 jovens acorrentados (do género masculino!) para seu uso pessoal! Podes descrever, Luís – já agora! – como é que essas duas senhoras estavam vestidas? Burkas, véus... Mas a poligamia não é proibida em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. uma senhora só e estava vestida sem burka e véu, mas com vestido comprido, com a descrição das "arábias", Catarina...

    em relação à poligamia, pode ser que oficialmente apenas tenha uma esposa. mas não sei, não faço ideia, mas também por cá ninguém fiscaliza estas coisas, e eles continuam a viver num mundo à parte, com regras próprias...

    ResponderEliminar