segunda-feira, outubro 04, 2010

Almada Antecipou a República

Almada faz jus à sua situação geográfica, na Margem Esquerda do Tejo e sempre que pode antecipa-se às revoluções, foi assim a 23 de Junho de 1833 e também a 4 de Outubro de 1910. E se recuarmos mais algum tempo, em 1580 também vendeu cara a derrota aos espanhóis...
Voltando ao 4 de Outubro, de há exactamente cem anos, a presença de dois dirigentes republicanos e a acção dos agentes políticos locais, com realce para Bartolomeu Constantino, sapateiro de profissão e ainda mais revolucionário que os próprios republicanos, graças ao seu ideário, próximo do socialismo e do anarquismo, fizeram com que Almada se tornasse republicana, antes do tempo.
Bartolomeu Constantino tinha qualidade oratórias invulgares e foram as suas palavras, junto das fábricas, que conseguiram trazer para a rua cerca de oito mil operários, que percorreram as principais artérias de Almada, com vivas à República, e claro, com outros "mimos" muito menos agradáveis, em relação ao Rei, à Monarquia e à própria Igreja.
O cortejo revolucionário só parou em frente aos Paços do Concelho, ocupados pacificamente e onde se ergueu a Bandeira do Centro Republicano Capitão Leitão e se fizeram discursos inflamados pelas principais figuras da revolta.
O Castelo de Almada também foi ocupado, com a cumplicidade da guarnição, que viu ser içada a Bandeira do Centro Republicano Elias Garcia.
E mais uma vez se fez história em Almada, antes do tempo...

Nota:
A República também foi proclamada a 4 de Outubro no Barreiro, Loures, e Aldeia Galega (Montijo).

4 comentários:

  1. Quanto mais me informo, menos motivo para comemorações encontro...

    A História tem muito que se lhe diga.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta "lição" de história.
    Almada sempre progressista...
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  3. eu não, Ana.

    o 5 de Outubro, tal como o 25 de Abril, não tem nada a ver com o que seguiu, nem com os muitos oportunistas que gostam mais de poder que de bananas...

    ResponderEliminar
  4. sem dúvida, Graça.

    Almada é feita de gente que desenvolveu desde cedo o sentimento de classe, correndo atrás da justiça social, por ser uma terra de operários.

    ResponderEliminar