quarta-feira, abril 21, 2010

Somos Assim, Estranhos...

A família há uns bons tempos que já não é o que era...

Estava sentado a escutar o desabafo de uma voz amiga e a pensar como foi desvalorizada a família, esse elemento essencial de qualquer Sociedade, que nos foi deixando mais solitários e até quase órfãos...
Um tio, daqueles que o tempo vai afastando morrera e o funeral acabou por ser um motivo de reencontro com os tios e primos, que não via há anos. Ela não percebia como nos deixávamos enrolar pelo tempo...
Eu também não.
Foi estranho, foi quase como se estivesse a ver-me ao espelho. Há tios e primos que também só reencontro em casamentos (já está quase tudo casado....) ou em funerais.
O óleo é da brasileira Tarsila do Amaral.

10 comentários:

  1. É verdade, Luís. Cada família dentro da própria família está tão ocupada com os afazeres do dia a dia que não faz tempo para encontros mais frequentes. Também a distância faz com que isso aconteça. Há famílias, cujos membros estão espalhados por esse mundo fora que nem se conhecem.

    ResponderEliminar
  2. às vezes até nem é a distãncia Catarina. e é ridícula a nossa disponibilidade para quando as pessoas já não precisam da nossa visita ou presença. não arranjamos nós tempo nessas ocasiões?
    culpo-me por esta situação vezes sem conta, e sou como todos. uns tempos juro a mim mesma que as coisas vão passar a ser diferentes, mas depois sou" engolida" e penso: mas afinal que raio de bichos nos tornámos nós?


    ___

    beijos Luís

    ResponderEliminar
  3. Acho que um dos problemas (se problema lhe podemos chamar) é tomarmos as coisas, os actos, as pessoas garantidas. Vamos adiando para mais tarde o que deveríamos fazer já. Pensamos que temos uma vida à nossa frente para fazer tudo (e as outras pessoas também), mas muitas vezes não é assim. Por outro lado, pensar – diariamente - que devemos viver a vida na sua plenitude cada dia que vem, é stressante! : ) Mas que devemos tentar conviver mais com os nossos familiares e amigos, devemos! E passear mais, e, uma ou duas vezes por ano fazermos algo que nunca fizemos e que provavelmente nunca faremos depois dessa primeira vez! Algo agradável, divertido, intenso... : )

    ResponderEliminar
  4. A mim acontece-me o mesmo. Há família que só vejo mesmo nos funerais...
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  5. É o irremediável ritmo de vida que nos enclausura dentro de nós mesmos e faz com que nos acomodemos ao contacto com aqueles que estão mais próximos fisicamente...

    E o mais irónico é serem os momentos mais penosos que acabam por nos aproximar...

    Vida estranha!... a nossa...

    ResponderEliminar
  6. parece que deixámos de controlar a vontade e os relógios, cada vez mais velozes, Catarina...

    ResponderEliminar
  7. é, há muito comodismo nestas "falhas", Maré.

    somos cada vez mais estranhos...

    ResponderEliminar
  8. temos de mudar, Graça, antes que este tempo nos "devore"...

    ResponderEliminar
  9. é verdade, Synne...

    que vida estranha a nossa.

    ResponderEliminar