domingo, abril 25, 2010

Histórias da Liberdade de um Jovem Libertino

Pouco tempo antes deste dia com nuvens, que todos queríamos limpo, escutei uma história fabulosa, contada por uma terceira pessoa, na presença do homem que aproveitou a primeira semana em Liberdade para devolver muitos dos enxovalhos e das ameaças que sofreu, aos gajos ordinários feitos com a "situação", que ainda não tinham tido tempo de "virar as casacas".

Ele, com um sorriso nos lábios, disse que não se lembrava de nada, o que sabia era o que lhe tinham contado, mas acreditava que sim, que era uma boa verdade, daquelas que o enchiam de orgulho.
Ainda hoje pensa que nunca bebeu tanto álcool como na semana de 25 de Abril a 1 de Maio de 1974, nem sequer sabe se dormiu uma única noite, pelo menos na sua cama.
Aos "vintes" o corpo é quase de aço...
Entre o aproveitar a situação e o prazer de tratar "os bois pelos nomes", nunca chamou "filho da puta", de uma forma tão desabrida, a tanta gente digna desse nome, como nessa semana memorável...
Mesmo sem se lembrar, diz que sim, que bela "ópera do malandro" a sua, tendo como destinatários os ditos "filhos da puta" que lanchavam com o regime e entregavam os colegas com coluna vertebral aos pretensos amigos da DGS.
O mais giro foi assistir à sua mudança de "pele", nas semanas seguintes.
Houve um deles, o "Germanov", até se filiou no PCP, e por lá ficou, como grande antifascista que era...
Ainda pensei que fosse uma brincadeira, mas foi mesmo assim. Nessa semana até a alguns polícias de giro, ele chamou, "filhos da puta", e eles saíam de fininho, com o "rabo entre as pernas"...

Esta fotografia de Luís Buñuel, realizador de cinema espanhol, não está aqui por acaso. Ele era quase assim na época, segundo os amigos...

2 comentários:

  1. Muitos exageros se fizeram nessa altura em nome da liberdade!
    E quantos viraram as casacas para salvar a pele!
    25 de Abril em retrospectiva....A que conclusão chegaremos? Que resultados foram obtidos desse grande feito?

    ResponderEliminar
  2. o 25 de Abril não tem nada a ver com o resto, Catarina. com a forma como não soubemos manter o espirito da "revolução".

    se há alguém que teve um comportamento exemplar foram os "capitães de abril", despojados do poder...

    ResponderEliminar